Problemas Respiratórios

O canário belga tem forte tendência a ter problemas respiratórios. Dentre todas as doenças, estas são as que atingem mais facilmente a ave, veja quais são.



Coriza
Esta enfermidade atinge o animalzinho em cheio. Dentre os sintomas, estão a falta de vivacidade, anorexia, corrimento nas narinas - o que pode se tornar um ranho purulento – e tosse costuma sempre aparecer. Observe quando a respiração do animal começar a ficar difícil e se a mucosa esta congestionada, possivelmente será coriza. Leve-o ao médico para receber o tratamento adequado.

Pneumonia
Tome muito cuidado para seu canário não contrair pneumonia, pois ela pode ser fatal. Os sintomas deste problema são a respiração difícil, o bico ganha um tom violeta, febre, asas caída, penas eriçadas e falta de vivacidade. É possível evitar a pneumonia através de atitudes simples: não deixe a gaiola em locais com fortes correntes de ar e impeça que o animal sofra mudanças buscas de temperatura.

Aerosaculite
Esta doença é perigosa e deve ser evitada a todo custo. Ela é causada por agentes infecciosos que atacam os pulmões e, quando há a inflamação dos sacos aéreos, chama-se aerosaulite. As causas podem ser diversas, entre elas a inalação de gases irritantes, ácaros e agentes infecciosos como vírus, e fungos. Os sinais, nos casos agudos, são abatimento, perda do apetite, corrimento nasal e respiração difícil e ruidosa. A doença atinge diretamente as cordas vocais do animal, fazendo com que ele pare de cantar. Também causa infertilidade.

Asma
Assim como nós humanos, a asma é um problema grave e que precisa ser tratada antes de piorar. Dentre os sintomas, é possível observar a respiração difícil da ave com emissão de pequenos gemidos e vários acessos asmáticos muito intensos. Nos casos mais graves, causa imobilidade, olhos entreabertos e queda das penas. Se a asma não for detectada rapidamente e tratada, o canário pode facilmente morrer por asfixia.

Ácaros respiratórios
Como o próprio nome já diz, esta doença é causada por ácaros que atingem o sistema respiratório. Ela pode atingir o animal em maior ou menor grau. Os sintomas mais frequentes são acessos asmáticos repentinos, geralmente acontecem no final do dia ou após as refeições. Após as crises, a ave volta aparentemente a um estado normal. Além disso, pode ocorrer acesso de tosse com expectoração, plumagem desalinhada, respiração penosa, sibilante e com assobio.

O tratamento dado pelo veterinário costuma ser isolar o canário doente, primeiramente, desinfetar a gaiola diariamente e ir aplicando uma medicação ao longo dos dias. Não havendo a melhora do pássaro, o mesmo não está acometido de ácaros, devendo ser tentado outro tratamento.
Parasitas

Nenhum pássaro esta livre dos parasitas na pelagem, e os canários não são diferentes. Ácaros e piolhos são os mais comuns e atacam a pele e as penas, colocando em risco a saúde do animal. Eles geralmente aparecem quando a gaiola não é limpa de forma adequada. Então, para evitar estes bichinhos incômodos é bem simples: basta limpar regularmente e profundamente a gaiola, nunca deixando de aplicar produtos para prevenir parasitas.

Comentários