Ovo entalado ou retido - Como retirar

Ovo Entalado: Saiba como cuidar e resolver.

Um dos maiores medos dos criadores de canário ou de outras aves, é o ovo prender ou quebrar sem sair.
Lembrando que femeas colocam ovo mesmo não tendo macho, é um risco que todas as fêmeas tem!
O ideal é observar suas aves todos os dias para identificar problemas e conseguir solucioná-los rapidamente se precisar.

O QUE É OVO ENTALADO?

Ovo entalado, ovo virado, ovo atravessado, ovo preso, são termos utilizados para quando a ave não consegue expelir o ovo, o que pode até levar à morte se você não socorrer a femea.
As vezes o ovo ainda está muito mole, e apesar das contrações da femea ele não consegue ser empurrado para fora. Ele também pode ter a casca muito dura, calcificada e a femea não ter foça suficiente para empurrar o ovo com as contrações. O mesmo acontece se o ovo for de um tamanho maior do que o de costume para a espécie, ou para o tamanho da ave. 

Mesmo que a ave já tenha reproduzido antes e tido posturas normais, ela sempre pode passar por esse problema quando for colocar novos ovos. Nenhuma femea está livre de sofrer dessa fatalidade no futuro, infelizmente. Criadores (amadores ou experientes) precisam saber como ajudar as suas aves nesse momento. 




COMO DETECTAR OVO ENTALADO/VIRADO

Se a femea estiver no meio na postura, ela deve por ovos todos os dias. Se você estranhar que não tem ovo novo, pode verificar se ficou preso nela. A femea com ovo entalado amanhece arrepiada e fica debilitada, no chão da gaiola ou no ninho sem forças, com os olhos um pouco fechados e com a respiração ofegante e rápida, podendo balançar enquanto respira.

A retenção do ovo pode ser detectada apalpando o abdômen, perto da cloaca que fica proeminente, da pra sentir que o ovo está atravessado ou também pode ser detectado através de exames de Raios-X.


CAUSAS DO OVO ENTALADO

As principais causas do ovo entalado são:
  • Tendência genética
  • Infecções no oviduto
  • Má nutrição por receber alimento ruim
  • Má calcificação do ovo
  • Estresse da ave
  • Problemas hormonais
  • Ovos grandes demais
  • Ovos com deformidade na casca (fina, ausente, fina, formato alterado)
  • Obesidade
  • Fêmea muito idosa
  • Fêmea muito jovem
  • Excesso de posturas em seguida, fora de época
  • Verminoses não tratadas

COMO RESOLVER O OVO ENTALADO

Em algumas situações mais críticas, o ovo pode se quebrar no organismo da ave, e somente com cirurgia é possível remover ele totalmente e salvar o animal.

Nós recomendamos que ao perceber que seu pássaro está com ovo entalado, você procure o mais rápido possível um médico veterinário especializado em aves e submeta seu pássaro ao tratamento adequado para curá-lo. Se não conseguir levar até um veterinário especializado em aves, procure algum criador com experiências na criação de pássaros que possa te orientar nesse momento. Criadores profissionais costumam já saber resolver esse tipo de problema por passar por várias posturas.


Existem aqui alguns métodos específicos:

Método 1
Pegue a ave e passe azeite morno, cuidado para não queimar, segure a fêmea firme (sem apertar) na sua mão e massageie a cloaca.

Embaixo da ave coloque uma vasilha com água quente, sem encostar nela, de forma que a fêmea receba apenas o vapor d'água. Isso vai ajudar a dilatar os poros e dar uma relaxada na musculatura da cloaca, ajudando a expelir o ovo.

Mantenha ela de costas com o abdômen virado para cima. Com o dedo indicador e polegar localize o ovo. Suavemente massageie fazendo uma pressão leve para induzir o ovo para a cloaca. Tenha muito cuidado e paciência para que o ovo não quebre, não tente quebrar o ovo pois vai ser pior, pode perfurar o oviduto e ser fatal.


Método 2
Esse método parece estranho, mas realmente funciona, é o chamado método mecânico. Esse método deve ser feito em casos menos graves.

Coloque a ave em uma lata ou uma vasilha de vidro com tampa que ela seja capaz de respirar, role o tubo em cima de uma superfície umas 8 vezes, cuidado para não rolar rápido demais, esse método é feito para que a clara se desloque e faça a força necessária para que o ovo mecanicamente se desprenda.

Após girar a fêmea, retire ela da vasilha e coloque-a com cuidado no ninho. Se tiver dado certo em poucos minutos a fêmea irá botar o ovo como se nada tivesse acontecido.


Método 3
Esse método é para veterinários!

Dê Soro Hidraforte no bico ou água de coco direto no bico com auxilio de cotonete. Urgente, dê Calciotrat B12, 1 gota 4 vezes ao dia e coloque Macromix na farinhada.

Pode também colocar 3 gotas de glicerina líquida na cloaca para que fique mais fácil e menos dolorido quando a fêmea for expelir.

Também existe o remédio homeopático chamado Pulsatilla Nigricans 6CH e Clcarea Carbonica 6CH, deve ser colocadas na água de bebida por 5 dias seguidos junto com soro e o calcio, tudo isso na água de bebida, não direto no bico.

Após isso a ave botará esse ovo em menos de 24 horas de forma segura.

Lembramos sempre que você deve procurar ajuda profissional sempre que possível para que não haja risco de morte em seu plantel.

As fêmeas que passam por esse problema precisam ficar sem produzir por toda uma temporada para que possam se recuperar.


Eu tenho um vídeo no youtube que ensina a tirar o ovo da ave quando ele prender. É uma prática delicada que pode salvar a vida dela! Então tome muito cuidado e tenha paciência. Aqui eu explico e mostro como tirar o ovo entalado do canário, calopsita, periquito:


​Curta e compartilhe esse post para que possa ajudar mais pessoas.👍😉
Texo e Vídeo: Vivian Roncon

Comentários