Doenças por Parasitas


Ácaros respiratórios
Como o próprio nome já diz, esta doença é causada por ácaros que atingem o sistema respiratório. Ela pode atingir o animal em maior ou menor grau. Os sintomas mais frequentes são acessos asmáticos repentinos, geralmente acontecem no final do dia ou após as refeições. Após as crises, a ave volta aparentemente a um estado normal. Além disso, pode ocorrer acesso de tosse com expectoração, plumagem desalinhada, respiração penosa, sibilante e com assobio.

O tratamento dado pelo veterinário costuma ser isolar o canário doente, primeiramente, desinfetar a gaiola diariamente e ir aplicando uma medicação ao longo dos dias. Não havendo a melhora do pássaro, o mesmo não está acometido de ácaros, devendo ser tentado outro tratamento.
Parasitas

Nenhum pássaro esta livre dos parasitas na pelagem, e os canários não são diferentes. Ácaros e piolhos são os mais comuns e atacam a pele e as penas, colocando em risco a saúde do animal. Eles geralmente aparecem quando a gaiola não é limpa de forma adequada. Então, para evitar estes bichinhos incômodos é bem simples: basta limpar regularmente e profundamente a gaiola, nunca deixando de aplicar produtos para prevenir parasitas.

Acariasis nas patas
Assim como acontece com os parasitas, esta doença também se manifesta quando a gaiola não é limpa adequadamente. Ela pode ser vista quando o canário apresenta crostas e feridas nas patas, que podem levar a deformação e até a morte. Novamente, para evitar a acariasis, limpe regularmente a gaiola.
Colibacilose

É bastante comum nos canários e também pode ser transmitida pra os humanos, tornado a doença mais perigosa ainda. Ela é contraída quando a ave ingere alimentos ou água contaminada. Dentre os sintomas, estão falta de energia, sono e diarreia na cor verde. Dê muita atenção caso veja alguns destes sinais em sua ave, pois, se não for tratada a tempo, colocará em risco a sua saúde.
Parasitas intestinais

PARASITAS INTESTINAIS

Os parasitas intestinais aparecem quando o comedouro e bebedouro não são devidamente limpos. Às vezes, os donos não se atentam a higiene destes recipientes, mas eles precisam de limpeza diária para evitar esta condição. Perda de apetite e peso, sonolência, falta de energia e manchas brancas nas fezes estão entre os sintomas desta doença.

Coccidiosis
Esta doença é produzida por infecção de outros animais, normalmente através da água e dos alimentos. Ela é uma das mais perigosas da lista, pois, uma vez que os sintomas aparecem, geralmente o canário morre dentro de alguns dias se não receber o tratamento. Os sinais são diarreia com sangue, baba no bico e perda de peso. Uma forma simples de evitar a coccidiosis é realizar regularmente a higiene da gaiola e recipientes.

Independente da doença, você precisa diariamente estar atento a saúde da sua ave. Observe sempre alguns sinais que são alertas para enfermidades, por exemplo:
  • Penas opacas e quebradiças
  • Sonolência excessiva
  • Bico, unhas e pés com escamação
  • Perda de apetite e peso
  • Chiado na respiração
  • Olhos vermelhos ou inchados, espirro ou tosse
  • Fezes com coloração diferente

Comentários