Custom Search

Canário Encorujado - Encolhido e Arrepiado

O canário pode estar pulando normal pela gaiola, mas se quando ele para ele fica Encorujado é sinal de fraqueza. Mas para isso precisamos saber o que é estar Encorujado e como saber se o canário está assim! O canário Encorujado:

- Fica com as penas tufadas, arrepiadas
- Fica no formato de bolinha no poleiro
- Mais quieto que o normal
- Para de cantar

O canário fica Encorujado normalmente para dormir, colocando ou não a cabeça embaixo da asa ou virada para trás. Mas um caranario que fica assim durante o dia está com problemas. No geral não são doenças, mas é preciso observar e ficar ligado se aparecem outros sintomas de doença!

O QUE PODE SER?
Ele pode estar passando por um momento de fraqueza devido:

- Muda das penas
- Frio e correntes de ar
- Resfriado 
- Pouca comida
- Gaiola que fica muito tempo sem ser limpa

Então se o seu canário ficar Encorujado durante o dia, preste atenção e tente descobrir o que é. Proteja ele de correntes de ar, reforce a alimentação e veja se ele está comendo normal, limpe a gaiola e repare se ele está perdendo muitas penas. 

Se houverem penas no fundo da gaiola é sinal que ele está em muda! Aqui no blog na aba superior do menu você encontra postagens próprias sobre a muda e o que fazer

Se ele estiver espirrando ou com o bico azulado / arroxeado, é sinal de resfriado e dificuldade de respirar. Nesse caso deixe ele em um lugar protegido do vento. Se estiver muito frio coloque-o para dentro de casa e sempre deixe as aves dormirem cobertas por um pano. Aqui temos postagens específicas sobre gripe e resfriado, mas a primeira coisa a fazer é evitar as correntes de ar e oferecer laranja.

Se o canário se coça ou esfrega o bico nas grades e poleiros, ele pode estar com uma infestação de ácaros por ficar muito tempo com a gaiola suja. Na aba superior no menu temos a opção Rouco ou Chiando. Dê uma olhada e se esse for o seu caso faça o tratamento descrito nas postagens.

Texto: Vivian Roncon

Um comentário:

  1. obrigado por esclarecer esse criador que esta começando o planteu, tenho tambem além do desejo comercial a paixão por estes bichinhos pois a presença deles na minha casa só veio para alegrar e encher de armonia com o canto.

    ResponderExcluir