Intenso x Nevado

Primeiramente, porque um canário intenso é chamado de intenso?
É porque as penas dele são de cor uniforme em todo o corpo. Independente do canário ter uma única cor ou ser variegado (malhado com 50% de cada cor), se a pena tiver a cor uniforme sem variações de tom, este canário é um intenso.

E o canário nevado? Ele possui as penas manchadas, ou desbotadas nas pontas. A pena começa com a cor do canário, mas termina com branco. Ao olhar um canário nevado você percebe que ele é todo pintadinho com cor e com branco. Se você olhar um canário amarelo, vermelho, etc, e ele tiver na plumagem do peito várias pintinhas brancas intercalando com a cor original, este é um canário nevado. Isso porque o nevado aparece principalmente nas penas pequenas, que ficam no peito.

  • CANÁRIO  INTENSO:  Penas com a cor uniforme - Cor reforçada
  • CANÁRIO NEVADO:  Penas com as pontas brancas, independente da cor da ave. - Cor suavizada


A diferença entre intenso e nevado é a mais nítida de se ver e é facilmente percebida nos canários de cor.

Para que a plumagem das crias tenham boa qualidade é sempre indicado que se cruze canário intenso com nevado. Dessa forma as penas ficam mais fortes e você sabe que terá filhotes com boa plumagem. Isso é uma questão genética que irei explicar mais na frente.

No canário intenso, é possível ver também um sombreado ao redor dos olhos, contornando-os, chamado de "traço do olho" e que não existe nos canários nevados. Já as penas longas, presentes nas asas e na cauda dos canários, é geralmente muito parecida nas aves intensas e nevadas, sendo ligeiramente mais estreita nos canários de cor intensa.
Intenso  x  Nevado

GENÉTICA INTENSO X NEVADO
As penas intensas ou nevadas de um canário ocorrem em decorrência de dois alelos de um gene. 
I - Intenso (Dominante)
i - Nevado (Recessivo)

Como o intenso I é dominante, é representado pela letra maiúscula e é mais "forte" que os genes recessivos, no caso o i do nevado. Se o canário receber dois genes I, dominantes, a combinação é mortal e ele morre dentro do ovo ou pouco após o nascimento. Dessa forma, consideramos todos os canários intenso são Ii, mas alguns II conseguem nascer e viver normalmente, apenas com penas fracas e quebradiças. Ao cruzar dois canários, a combinação desses genes irá dar a cor intensa ou nevada aos filhotes, de modo que:

II - Mortal ou Penas fracas
Ii - Intenso
ii - Nevado

Dois fatores iguais (ii ou II) são chamados de homozigotos.
Dessa forma, fica nítido que a maior parte dos filhotes nascerá Intensa, por ser o gene dominante. O ideal é cruzar canários intensos com nevados para conseguir filhotes Ii ou ii que possuem penas fortes e uma genética interessante. A melhor cruza de todas é Ii x Ii, pois você conseguirá filhotes sortidos e uma grande quantidade de aves nevadas.

Comentários

  1. Boa tarde, só não entendi a última parte do texto:"A melhor cruza é o li x li", seria o que cruzar canário intenso com canário intenso? Entendi desta forma, mas lá em cima diz que 2 genes dominantes é mortal.

    Poderia me auxiliar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! os 2 genes dominantes mata o feto dentro do ovo, mas os que nascerem terão uma maior variedade de cor. o certo é cruzar Ii x Ii ou ii x Ii
      Você entendeu certo. o que acontece é que cruzando Ii x Ii você tem ninhadas menores

      Excluir

Postar um comentário