O Canto do Canário


Com um pouco de paciência e dedicação, pode-se conseguir um pássaro com de canto, como queremos.



A melhor forma de ensinar um pássaro a cantar é o método natural. Uma ave escuta a outra cantando e começa a desenvolver o seu próprio canto. Cada filhote precisa a cantar sozinho, sendo assim, separe 1 filhote macho por gaiola, deixe-o ouvir o canto e tentar cantar sozinho, longe dos outros.


COMO ENSINAR A CANTAR
1- Com o próprio pai cantando ao lado
2- Com outros machos próximos a ele
3- Fazendo-o ouvir o canto em forma de gravação


Mas, as vezes alguns métodos ficam comprometidos porque o pai canta mal, você não tem nenhum canário bom para colocar próximo, etc... Nesses casos temos apenas a opção do canto gravado. 



CANTO GRAVADO

Você consegue facilmente comprar CDs de canto de canário do reino ou da terra, e também pode fazer o download grátis em algum site. Atenção, se queremos que o canário aprenda a cantar bonito, precisamos lhe dar uma gravação bem cantada. Os CDs feitos justamente para ensinar outros canários tem seus áudios editados para retirar pequenas falhas do canto, e dessa forma fazer a música completa e sem erros. Procure por um CD ou MP3 de qualidade para ter um bom resultado.




MÉTODOS QUE INCENTIVAM O CANTO
Quando o canário está aprendendo a cantar, ou quando ele está saindo da muda (afinal, na muda os canários páram de cantar), existem métodos que podem incentivar a ave a soltar a voz. Você deve oferecer água para banho e banho de sol diariamente, este hábito deixa o canário feliz e quando ele está feliz tende a cantar. Você também deve ministrar Vitamina E ou oferecer folhas de couve (principalmente o talo). Existem produtos no mercado que foram desenvolvidos justamente para fazer o canário cantar, em casos sérios de pós-muda, você pode utilizá-los até que seu macho retome o canto e então suspender a medicação conforme a bula do medicamento.


O pássaro de canto de qualidade tem que ser tratado com cuidado especial, não se pode deixá-lo duetar/disputar canto à vontade. Isso só pode ser feito se o outro tiver um canto igual ou muito parecido. Quando tivermos um pássaro bom de canto é recomendado que se grave o canto dele e se toque sistematicamente o próprio canto para ajudar a fixar a melodia.

ATENÇÃO
Por mais que pareça absurdo, algumas pessoas acreditam que as fêmeas também cantam, mas não! Apenas os machos de canário cantam... As fêmeas apenas piam. Algumas conseguem piar alto e em sequência, mas nunca chegam a conseguir cantar como um macho. 

Eu tenho uma fêmea que canta. É uma raridade incrível... Ela imita o canto dos machos, mas canta bem baixinho. Lembre-se o meu caso é uma excessão! São 99,9% de chances de uma fêmea nunca conseguir cantar, mesmo que ela pie muito e consiga fazer isso alto.

Comentários

  1. eu estou com um canário belga filhote, ele esta cantando muito baixo, eu nao estou conseguindo diferencia ele se e macho ou femea,, ele é todo branco com pouca mancha na asa de amarelo, a cloaca dos filhotes sao mais pequenas?? tem algum boraquinho no meio??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! a cloaca dos filhotes nao muda muito. por isso muita gente compra machos como femeas novas e vice versa..
      acontece que se o seu canario nao tiver o rosto amarelo, ele é uma femea mosaico.
      se vc nao conhecer a cor, digite no google, canario mosaico e vc vai ver. os machos tem o ombro e o rosto bem colorido com o corpo branco. ja as femeas só tem um pouquinho de nada de cor nos ombros e as vezes em cima do bico

      Excluir

Postar um comentário