Como escolher o canário que vai comprar

Quando você chega em um criador de canários se depara com dezenas de aves para escolher. Ai complica, né? Um monte de aves e você até se atrapalha. Vou dar as dicas e dizer o que você deve olhar nas aves para escolher a sua, que deve ser perfeita, saudável e bonita.

1 - Se você for comprar de um criador, peça que ele indique algumas aves... Explique o que você quer e peça a sugestão dele... Ele deve lhe dar umas 5 opções e aí é mais fácil escolher.

2 - Se você for comprar de uma petshop ou avicultura, leve consigo alguém que entenda de canários. Vendedores de petshop só querem vender e muitas vezes nem sabem o que estão falando. (lembre-se, eles não são criadores nem veterinários)

Independente de onde você for escolher a sua ave, não tenha pressa. Só compre se tiver certeza, caso contrário procure outro lugar ou volte outro dia. Tome cuidado e preste atenção nos itens a seguir.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Analise bem o tipo do canário, seguindo rigorosamente os padrões da cor ou raça. Para isso é muito importante que você possua em suas mãos o manual de julgamento da OBJO. Você precisa saber o que quer comprar.

- Barriga sem manchas escuras.

- Penas da coacla não devem estar sujas. Isso é sinal de diarréia e doenças indesejáveis.

- Patas e pés com todos os dedos e sem crostas ou cascões. É muito fácil encontrar micoses causadas por fungos ou bactérias que serão passadas aos seus outros pássaros.

- Ao redor dos olhos e do bico a ave não pode ter falhas na plumagem, cascas ou irritações. Sinal de doenças ou de que a ave se coça no poleiro, provavelmente infestada de piolhos ou ácaros.

- Não devem existir penas desalinhadas, pois esse é um indicativo de cistos de penas ou de uma muda que encruou e não foi corrigida. A ave vai precisar de cuidados que um iniciante não saberá dar.

- Escute a respiração do pássaro colocando o bico dele perto do seu ouvid. Não devem haver chiados e a respiração deve ser COMPLETAMENTE silenciosa. Caso contrário ele pode estar com uma infecção respiratória ou infestado por ácaros.

- Escolha um pássaro jovem, pois um adulto provavelmente foi descartado por um criador insatizfeito.


- Se você vai iniciar uma criação de canários, a sua ave deve ser comprada alinhada para que você tenha certeza da procedência e da idade.



Além de seguir rigorosamente estes itens, você deve pedir o auxílio técnico de algum criador experiente ou até mesmo da diretoria técnica do seu clube. Esta ajuda será muito importante na sua escolha. Atitude importante também, é não ter pressa. Se naquele criador você não encontrou o pássaro ideal, não hesite em recusar, tenha coragem e diga NÃO. Tenha um pouco mais de paciência e visite mais criadores.
Só compre quando achar os pássaros ideais!

Não esqueça que se você quer apenas um canário para alegrar a sua casa, ele pode ser comprado em uma petshop desde que saudável. se você pretende iniciar uma criação por hobby ou comercial, seus canários todos devem vir de criadores legalizados!

Comentários