Canário Branco - Como Manter

Os canários brancos e albinos são muito bonitos, mas possuem suas particularidades que devem ser respeitadas.
Devem ser tomados os seguintes cuidados:

  • As penas mancham (por fezes ou alimentos)
  • Deve ser lavado manualmente para manter a cor branca
  • Tendência ao canibalismo
  • Sensibilidade ao Sol e luz forte


CUIDADOS COM A LUZ SOLAR
Como todo animal muito claro ou albino, a proteção contra raios solares é reduzida. Dessa forma, o canário não pode tomar banho de Sol durante a tarde para não sofrer de calor ou machucar os olhos... Canários brancos, albinos ou mosaicos brancos, devem tomar banho de Sol apenas de manhã cedo.



TENDÊNCIA AO CANIBALISMO
Sim, os canários brancos são os responsáveis por 90% dos casos de canibalismo entre canários de todo o mundo. Eles possuem por natureza uma deficiência de vitamina E e buscam esta vitamina no corpo de outros canários. Não é lei que seu canário branco irá matar e comer outra ave, mas isso pode acontecer. 
O mais comum no canibalismo é que caso uma ave morra, o canário branco irá beber o sangue da carcaça... E por ser branco e se sujar do sangue de outro canário, a cena é horripilante.
Mas não culpe o canário! Para ele, bicar um pássaro morto não é errado... Afinal aquela ave que morreu está cheia das vitaminas que ele precisa e que não serão aproveitadas por ninguém.
Para evitar que seu canário chegue a praticar o canibalismo, você deve dar a ele toda a vitamina E de que necessita... Colocando Avitrim Vitamina E no bebedouro de vez em quando e dando com frequência couve com talo (rica na vitamina).



AS PENAS MANCHAM
Todo mundo sabe que as fezes do canário mancham se secarem em qualquer lugar... Pois nas penas da ave é a mesma coisa! Se os canários sujarem a coacla ou a cauda de fezes, as penas do local irão ficar esverdeadas.
O cuidado é manter as aves em gaiolas com espaço para os rabinhos não encostarem nas grades e SEMPRE tomar cuidado de não colocar um poleiro acima do outro para evitar que o canário de cima defeque nas costas do canário de baixo. O uso de grade no fundo da gaiola também é importante para que as aves não pisem e esfreguem os rabos nos detritos do chão.
Outro cuidado é não abusar de alimentos pigmentados. Está proibido dar pimentão vermelho parra canários brancos! Exceto no caso dos mosaicos vermelho e branco. A farinhada deve ser dada em recipientes pequenos, para que o canário claro tenha o menor contato possível com ela. Ele só precisa encostar o bico nela, pois farinhadas (que existem de diversas cores) também podem manchar as penas.
Couve deixa o canário esverdeado ao redor do bico, mas ela é fundamental para canários brancos (como dito no tópico de canibalismo) e sai facilmente quando a ave tomar ser banho, que nesse caso deve ser diário ou em dias intercalados.



LAVANDO MANUALMENTE UM CANÁRIO BRANCO
  1. Primeiro de tudo, precisa ser um dia quente e durante a tarde, para que a ave não fique resfriada.
  2. Pegue um recipiente com água morna para lavar o canário.
  3. Utilize algum shampoo para filhotes de cães e gatos, sem nenhum ação parasiticida, ou utilize shampoo para bebês.
  4. Lave o pássaro cuidadosamente em um ambiente totalmente fechado e sem armadilhas que possam por o canário em risco. (portas, janelas, vaso sanitário, etc.)
  5. Não lave a cabeça do canário se ela não estiver muito suja. Se precisar limpá-la, utilize seus dedos molhados apenas. Nunca ponha o canário embaixo de uma torneira.
  6. Utilize uma escova de dentes macia para limpar as penas do rabo e das asas. Cuidado para não estragá-las! Limpe cuidadosamente no sentido de crescimento da pena.
  7. No caso de fezes secas e duras na coacla, você pode tentar tirar a sujeira com a escova de dentes ou cortando um pouco das penas. Sempre com cuidado para não machucar o animal e se lembrando que a coacla é uma parte muito sensível.
  8. Depois do banho, você deve enrolar o canário em papel higiênico ou papel toalha e segurá-lo por alguns segundos até que o papel absorva uma boa quantidade da água das penas.
  9. Coloque a ave em uma gaiola aquecida com uma lâmpada comum (luz amarela) e em local fechado e sem correntes de ar.   
Criador: Thiago Weigert

Criador: Thiago Weigert
                                    
Sempre antes das competições, os criadores de canário limpam e arrumam as penas de suas aves. É terminantemente proibido o uso de qualquer substância branqueadora nestas aves, sob pena de desclassificação no concurso. Na limpeza caseira não existe proibição, porém é bom não usá-las por prejudicarem as penas do canário com o passar do tempo. A química desses produtos acaba deixando a plumagem do pássaro opaca e sem vida.

Comentários

  1. Amei seu blog!
    O canário branco é lindo, mas percebi que dá bastante trabalho para mantê-lo, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi milena!
      nem tanto trabalho assim.. se vc puser sempre agua para banho (no minimo 1 vez por semana) e lavar o rabinho dele na pia quando sujar é tranquilo. são lindos mesmo, vale a pena! no maximo precisa dar couve com talo de vez em quando para suprir a falta de vitamina E.
      vivian aqui

      Excluir

Postar um comentário