“Pontinho Negro” ou Proventriculite

A Proventriculite é uma inflamação do proventrículo causada por bactérias e que leva à morte dos filhotes, normalmente, até o sétimo dia. O exame de filhotes mortos facilita a descoberta do mal: No proventrículo cheio de alimentos não digeridos, na mucosa interna do órgão, uma secreção esbranquiçada que normalmente se encontra contaminada por infecções secundárias bacterianas.

 A cor escurecida e inchada na altura do proventrículo resulta exatamente da inflamação do proventrículo e do acúmulo de alimentos não digeridos. O filhote fica inicialmente debilitado e, aos poucos, a fêmea deixa de alimenta-lo. A morte não decorre propriamente da inflamação do órgão, mas das doenças oportunistas, como a coccidiose, salmonelose e a colibacilose.

Em termos técnicos o “pontinho negro” nada mais é do que uma gastrite crônica micótica, causada por uma megabactéria ainda pouco conhecida dos especialistas em aves e cuja cura está longe de ser descoberta. 

http://www.apdcanari.com/index.php?post/2010/01/04/Le-point-noir%2C-dit-Black-punt
Fonte: Au Paradis des Canaris


O QUE É PROVENTRÍCULO?

O proventrículo é um órgão situado entre os dois lados do fígado e sua função principal é produzir o suco gástrico necessário para a digestão. Ele funciona como o regulador do pH necessário para a digestão. 

A inflamaçăo do proventrículo causa o crescimento ou inchaço dos lados hepáticos e a conseqüente morte da ave por causa da hipofunçăo, a variaçăo do pH.




TRATAR O FILHOTE RESOLVE O PROBLEMA?

O tratamento dos filhotes deve ser feito com produtos como Micostatin e Clavulin misturados à papinha. Mas os filhotes salvos do "pontinho preto" acabam virando aves fracas, mais sujeitas às doenças, plumagem feira, não aproveitam a cataxantina...

Em outras palavras, o filhote pode ser salvo mas nunca será uma ave comum e nem servirá para reproduzir.


Comentários