Dá pra amansar? Sim!

É possível amansar uma calopsita, um periquito ou um canário e não é obrigatório que você comece com ele filhotinho.
Lógico que se você acostumar o canarinho com o contato humano desde que nasceu, será mais fácil de deixá-lo manso. Mas mesmo um canário adulto pode chegar nesse ponto.

Vou dar algumas dicas que, se repetidas frequentemente, te levarão a ter uma ave mansa.


Comendo couve na minha mão
1 - O mais importante é que para os animais a comida é o mais importante. É ela que garante se eles estarão vivos amanhã. Então você deve usar a comida a seu favor.

2 - Os canários devem assimilar a sua presença e a sua mão com a comida. Assim quando eles te verem ficarão felizes.

3 - Todos os dias quando você for colocar a mistura de sementes na gaiola, coloque um pouco na sua mão e deixe a mão imóvel dentro da gaiola. Por mais que os canários não venham eles devem se acostumar a ver a sua mão dentro da gaiola.

4 - Você deve fazer isso quando os canários estiverem com fome. Quando as sementes da gaiola tiverem acabado e eles estiverem loucos por ração. Deixe a comida na sua mão por alguns minutos e só depois coloque a ração no potinho e deixe para eles comerem. Com o tempo eles vão começar a comer na sua mão, que deve ficar completamente parada para não assustá-los. Quanto mais fome, mais fácil eles criarem coragem de se aproximar de você.

5 - Quando seus canários estiverem a muito tempo comendo apenas a mistura de sementes, você pode pegar um pouco de couve (ou outra coisa que eles gostem muito) e segurar próximo a algum poleiro. Eles ficarão enlouquecidos para pegar um pedaço, mas ficarão olhando de longe. Depois de um tempo você coloca a couve na gaiola e deixa que eles comam.
Comendo sementes na minha mão

Fazendo isso, quando você colocar a mão na gaiola eles comerão sem medo. A primeira bicada é cheia que apreensão, mas se eles comerem e você não mexer a mão, irão acostumar e ficar mais confiantes. Em segundos eles começam a comer como se você não estivesse ali (foto 1 e foto 2).


  -=-=-   ATENÇÃO!!! -=-=-  
Nunca tente estas técnicas com a gaiola ao ar livre ou com as janelas abertas! Lembre-se que para manter a sua mão dentro da gaiola a portinha precisa ficar aberta durante todo o período e acidentes podem acontecer. Ao colocar a mão dentro da gaiola as aves podem se assustar e voar enlouquecidas pela gaiola... Se por acaso voarem enlouquecidas para o lado da partinha irão fugir. Canários Belga nascidos em cativeiro não são bons voadores, voam baixo e por um curto período. Mas ao sair da gaiola você corre o risco que a ave pouse em um lugar inacessível ou seja capturada por outro animal (cão ou gato). ENTÃO SÓ TENTE ESTAS TÉCNICAS DO LADO DE DENTRO DE CASA E EM UM CÔMODO SEGURO, SEM ARMADILHAS PARA OS CANÁRIOS. É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR.

Comentários

Postar um comentário