Sementes

A perila é conhecida também como "a semente da saúde". Grão rico em extracto etéreo (óleos), principalmente do grupo dos Ómega 6 e Ómega 3. Importante na promoção de um canto melodioso e uma plumagem exuberante. É o melhor grão e o mais importante para os pássaros (apesar de não ser encontrada tão facilmente), seu uso não pode ser excessivo.



O painço amarelo também é conhecido por milho-alvo amarelo. São grãos ricos em hidratos de carbono e possuem fácil digestibilidade, por isso ideal para misturas de cria. Existem muitas sub-famílias desta semente, porém todas tem as mesmas propriedades.


O painço vermelho também é conhecido por milho-alvo vermelho. São grãos ricos em hidratos de carbono e possuem fácil digestibilidade.


O painço branco também é conhecido por milho-alvo branco. São grãos ricos em hidratos de carbono e possuem fácil digestibilidade.


O painço verde também é conhecido por milho-alvo verde. São grãos ricos em hidratos de carbono e possuem fácil digestibilidade.


O painço preto também é conhecido por minho-alvo preto. São grãos ricos em hidratos de carbono e possuem fácil digestibilidade.


O cânhamo é o grão inactivo da planta Cannabis sativa. É rico em extracto etéreo (óleos) e proteína. Contém THC, que estimula o interesse sexual nos pássaros. Deve-se cuidar para que não haja exageros na quantidade de cânhamo oferecida aos pássaros, para evitar-se constipação e excessiva excitação dos animais. Contém proteínas de alta qualidade. As crias adoram que os pais os alimentem com cânhamo.


A aveia é um excelente provedor de energia, muito rico em amido, e especialmente rico em lisina e cistina, dois dos principais aminoácidos essenciais. Deve ser utilizada no balanceamento da mistura como o principal provedor de carboidratos. O risco desta semente é alta manifestação de fungos e outras formas de vida indesejáveis (insetos e aracnídeos), que podem causar sérios danos à saúde dos pássaros.

A linhaça não é muito palatável para os canários. Tem alto teor de proteínas e lipídeos. Administrada durante o período de muda, tem efeito benéfico sobre a formação das penas. Penas bem nutridas e saudáveis no período da muda, são fundamentais para o não surgimento de cistos de penas ou da muda encruada. (ver post sobre muda )

O alpiste é a semente mais importante na mistura. Sua composição de proteínas, carboidratos e lipídeos é a que mais se aproxima das necessidades normais dos canários. A qualidade de sua proteína, medida pelo balanço de aminoácidos e digestibilidade. O alpiste é essencial aos canários, e deve entrar na mistura de sementes com pelo menos 60% do total.


A níger, uma semente muito apreciada pelos nossos pássaros, tem elevado teor de proteínas e gorduras. É usada normalmente como provedor de proteínas na mistura. Como tem altíssimo teor de lipídeos, sua participação deve ser limitada a 20% do total. Cuidado! Os pássaros adoram o níger e se for colocado demais a disposição das aves, elas podem engordar e ter problemas hepáticos.


A colza é outra semente que, como a níger, apresenta bom teor de proteínas e teor de gorduras bastante elevado (45%). Maurice Pomarède, estudioso francês de canários, alerta para a alta toxidez desta semente, recomendando restrições ao seu uso. Outro cuidado é com relação a aquisição desta semente no mercado. Freqüentemente, vende-se semente de mostarda como se fosse colza, com prejuízos evidentes para a mistura. Não esqueça que todas as sementes pretas são muito gordas e devem ser dadas em pequena porcentagem na mistura das aves.



Comentários

  1. E verdade que estão fazendo estudos sobre as sementes de alpiste,se extraindo o leite de alpiste para o emagrecimento, e ate pra controle de diabetes, colesterol e varios tipos de doenças.

    ResponderExcluir
  2. O alpiste é ótimo! Tanto para os canários como para a gente. Eu não sabia do estudo, mas é bem legal!

    ResponderExcluir
  3. ADOREI SEU BLOG, SOU NOVO NA CRIAÇÃO DE CANARIO MAIS SÓ DE VER ESSE TUTORIAL JÁ TIREI MUITAS DUVIDAS, REALMENTE EU ESTAVA QUERENDO SABER MUITO SOBRE ISSO, MUITO OBRIGADO

    E QUE DEUS TE ABENÇOE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Felipe!
      sempre que tenho tempo venho colocar mais coisa aqui no blog. o objetivo é ajudar as pessoas com menos experiência que eu, mostrar a melhor forma de ter aves felizes e saudáveis e quem sabe ajudar a salvar canários com problemas!

      Excluir
  4. TAMBÉM ADOREI E ADOTEI ESSE BLOG COMO MEU TIRA DIVIDAS ESTOU INICIANDO NA CRIAÇÃO NÃO PARA FINS LUCRATIVOS MAIS POR APRECIAR O CANTO DOS CANÁRIOS.
    TENHO QUATRO CANARINHOS UMA FÊMEA DOIS MACHO UM ESTA COMEÇANDO A ESQUENTAR ESTA COM 5/6 MESES OUTRO NOVINHO COM TRES MESES E UM QUE GANHEI QUE ESTA ROUCO JA ENCOMENDEI O ALLAX MAIS ACHO QUE NAO TEM PREVISÃO DE CHEGAR AQUI NA MINHA CIDADE QUE É PEQUENA E NOS PET SHOP DAQUI NAO AH MAIS ESTOU TENTANDO CUIDAR E SEU BLOG TEM SIDO DE MUITO BOA AJUDA POIS ELE ESTA POUCO MELHOR BOA TARDE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom william!
      espero que ele melhore logo!
      eu crio por prazer também.. e é muito legal ter filhotes e ir descobrindo aos poucos a cor das peninhas deles hehe espero que sua criaçao de certo e que voce tambem possa passar a sua experiencia para criadores iniciantes no futuro!

      Excluir
  5. Oi Vivian tudo jóia?Estou aqui hoje pra compartilhar com vc a experiencia que estou tendo com uma novidade na alimentação dos nossos pássaros as rações extrusadas,depois que meus passaros se adaptaram a ração notei que eles estão bem mais dispostos penas mais brilhantes e até o canto deles está mais vigoroso, estou usando a Alcom Club canários.Gostaria de saber se vc já experimentou em seus passaros esse tipo de alimento. Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário