Labirintite - Perda de Equilíbrio


Tive um problema recente com uma canária.
Eu percebi que ela ia muito ao fundo da gaiola e quando eu me aproximava pulava para o poleiro. Achei estranho e resolvi ficar de olho...

No dia seguinte fui mexer na gaiola e ela novamente estava no fundo. Só que dessa vez ela não pulou para o poleiro, ficou imóvel. Pus a mão dentro da gaiola e a toquei, ela deu uns pulinhos e não voou para o poleiro.
Imaginei se tratar de falta de vitaminas e de uma muda futura.
Coloquei complexo vitamínico, coloquei couve, ovo cozido e ela comeu feliz.

No dia seguinte ela estava no fundo da gaiola, porém não estava em pé, estava deitada de lado.
Ela começou a não conseguir levantar, voando para os lados da gaiola em que desejava ir. Ao conseguir ficar em pé, suas patinhas tremiam tentando se equilibrar. Logo ela caía e rolava. Algumas vezes chegou a ficar com as patas totalmente para cima e esperneando. Cena de partir o coração e que atingiu justo a minha melhor canária.

Descobri o que era: Labirintite.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O canário pode perder o equilíbrio por várias razões:

1 - Muda de Penas causando fraqueza a ave.
2 - Evolução do Peito-seco (coccidiose).
3 - Piolhos que entraram no duto auditivo da ave.
4 - Choque Luminoso, causado pela mudança brusca de ambiente.

1 - Se a ave estiver em Muda, deve-se ministrar complexos vitamínicos e couve. Esqueça a farinhada e o ovo cozinho por enquanto, são muito gordurosos e podem dificultar a muda.

2 - Se o caso for de Peito-seco em estado avançado, infelizmente não se tem muito a fazer. O Peito-seco caracteriza uma ave em processo de desnutrição que dificilmente é revertido. Nas pet-shops você encontra produtos próprios para o tratamento do Peito-seco, mas as vezes eles apenas irão prolongar a vida do animal, que não se cura. O principal é deixá-lo aquecido com uma lâmpada de 40w para acelerar o metabolismo da ave.

3 - Se você está tendo problema de piolhos nos seus pássaros, provavelmente essa é a causa da falta de equilíbrio. Compre um medicamento contra parasitas externos como o ALAX e coloque diariamente uma tijela para banho com gotinhas de vinagre na água. O vinagre faz com que os piolhos caiam na água e você consegue vê-los mortos após o banho das aves. Não é muito
aconselhado por criadores de competição pois tira o brilho das penas, mas prefiro ter uma ave com menos brilho por algumas semanas do que ter uma quase morrendo por piolhos. Tenho alguns posts falando sobre piolhos! Dêem uma olhada lá.

4 - No meu caso houve a mudança de ambiente, pois mudei-me de endereço, talvez provocando um choque luminoso. Se a ave costuma ficar em um local escuro e você resolve colocá-la no Sol
para tomar um banho, isso pode provocar um choque. Vou dedicar um post a esse assunto.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Esse é um complexo vitamínico muito bom para os casos 1, 2 e 4. Informe-se na sua pet-shop.
COCCIDEX.




Comentários

  1. E o problema de labirinto, o que foi medicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no meu caso, a mudança de endereço e o fato de acender as luzes do comodo a noite é que desencadearam a labirintite. curei com o complexo vitamínico e coloquei o viveiro em um quarto que não era usado durante a noite para não ter a mudança de iluminação. ela melhorou em 1 semana.

      Excluir

Postar um comentário