ACARÍASE RESPIRATÓRIA

Causas: Ataque do ácaro Stermostoma tracheaculum, nas vias respiratórias. As exposições e trocas e compras de aves são as principais causas pela instalação da doença no canaril.

Sintomas: Respiração penosa, ofegante, tosses, plumagem desalinhada, emagrecimento da ave, abertura do bico sincronizado com os movimentos respiratórios.

Tratamento: Isolar a ave, desinfetar todo o criadouro, aplicar aerosol com antibióticos. Aviobitina na água de beber. Desinfectar as gaiolas todos os dias com solução Biocid na proporção de 2 ml por litro de água. Aplicar vacinação adotando o processo de arrancar algumas penas da coxa do pássaro, esfregando, levemente uma gota de ivomec. Aplicar o Ivomec pruron (azul), neste caso não precisa retirar a pena, somente pingue uma gota em uma área descoberta de pena, que assim, a pele absorverá o medicamento. A medicação deve ser repetida 15 dias após a aplicação da primeira dose de ivomec. (Aplicar em todo o plantel em duas doses com intervalo de 15 dias).

Comentários

  1. Bom Dia,meu canário estava apresentando o sintoma de abrir o bico e mexer a lingua bem rápido e constantemente ele limpava o bico no poleiro, apliquei o IVOMEC com o intervalo de 15 dias para a segunda dose, notei que ele nao esta apresentando os sintomas citados anteriormente mas quando o coloco para o banho de sol ele fica ofegante rapidamente e de vez em quando mexe a linguinha.Vc acha que ele ainda pode estar com ácaros? Obrigado
    Raoni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi raoni! nesse caso acho que você livrou ele dos ácaros e o sintoma parece mais de estresse. deixe ele pegar sol apenas de manhã cedo, pois parece que o calor está deixando ele nervoso... uma boa dica é usar um borrifador de água para espirrar em um canto na gaiola e refrescar o passaro, que costuma tomar banho enquanto você espirra a água.
      os ácaros podem ter dado tanto incomodo para o seu canario que ele ainda está nervoso, mas logo ele deve voltar ao normal. nesses casos ele precisa de vitamina E. tem a venda em aviculturas e está presente na couve! boa sorte

      Excluir
    2. Oi Vivian Bom Dia,nesse exato momento estou pondo em prática suas dicas e esta funcionando meu Canarinho esta se banhando com os jatos de agua do borrifador,quando terminar o banho de sol dele(20 mnts) vou colocar uma folhinha de Couve pra ele.Obrigado mais uma vez e um Ótimo Fim De Semana!

      Excluir
    3. que bom Raoni!
      eles adoram o banho com borrifador. sempre que estiver muito quente você pode fazer isso. eles aprendem e vão direto pro poleiro esperar o banho toda vez que você chegar com o borrifador! hehehe
      lembrando sempre, que existem canários que não entram em uma banheiro de jeito nenhum. Uma boa semana!

      Excluir

Postar um comentário