Ácaros Vermelhos

Causas: Parasita Dermanysus gallinae. Este parasitas causam grandes problemas na reprodução são os chamados piolhos vermelhinhos, só apresentam esta cor vermelha quando estão cheios de sangue, caso contrário sua cor é pardo-acinzentada.

Sintomas: Estes ácaros ao dia se escondem nas ranhuras dos poleiros, molas das portas e buracos na parede ou teto, ataca as aves a noite, as aves não param de se bicar tentando tirar os ácaros.

Tratamento: Pulverize poleiros, molas e paredes com um inseticida spray à base de piretina, nas aves pode-se borrifar medicamentos próprios como o Allax e o Kill-Red (específico para ácaro vermelho), as paredes podem ser pintadas com cal virgem.
Depois de aplicar a medicação não disponibilize água para banho por cerca de 3 dias. Passado esse período, acrescente algumas gotas de vinagre na água de banho e observe com atenção a água após as aves se banharem.

foto de Vivian Roncon


Se elas possuíam piolhos/ácaros, estes devem sair mortos na água com vinagre. É muito importante o hábito do criador verificar a água após o banho e dessa forma ter certeza que suas aves não possuem parasitas.

Texto e Foto: Vivian Roncon

Comentários