Sexo - Diferença entre Macho e Fêmea

Este é um dos problemas que criam diversos embaraços aos criadores, quer seja na hora de comprar um determinado pássaro, vender ou planejar a criação. Vamos enumerar diversas sugestões para a determinação do sexo de canários:

1 - Os machos cantam e as fêmeas raramente o fazem. (SIM, algumas conseguem cantar baixinho imitando os machos)

2 - Nos canários da linha escura, as fêmeas apresentam nas costas, um manto mais marrom (feomelanina) que os machos.

3 - Pela cor dos pais pode se chegar a cor dos filhotes conforme tabela; onde se o pai for homozigoto, ou seja, não portar nenhuma cor, todas os suas filhas terão cor idêntica à do Pai. Esta tabela foi feita a partir de canários com a cor de fundo amarela.

4 - Canários de cor mosaico que apresentam características sexo dimorfas entre os machos e as fêmeas: os machos apresentam máscara facial bem definidas, maior que as das fêmeas. Também mais cor no peito e dorso.

5 - Vários criadores alegam que pela forma do ovo pode-se determinar os sexo do filhote onde os ovos mais ponteagudos são machos e os mais arredondados são fêmeas.

6 - Terminado o período de muda, podemos definir o sexo pelas características cloacais. Colocando-se o pássaro no palmo da mão, com o ventre para cima veremos conforme o desenho abaixo: o macho apresenta o órgão genital em formo de pequeno gancho, enquanto as fêmeas ficam inchadas como se o ovo fosse sair. Também, nas fêmeas, as penas que circundam, a cloaca tem aparência de leque, enquanto os machos tem a forma de tufo ou espanador

-------------------------------


Com 60 dias ou menos, os machos começam a cantarolar baixinho. Dessa forma você pode separá-los das fêmeas.

O canário mosaico é o que apresenta melhor disformismo sexual. O macho possui as cores mais fortes e é mais colorido na cabeça e parte da frente das asas, que nas fêmeas são marcas pequenas.




Se o teste do canto não resolver e seu canário não for mosaico, a diferença entre a coacla do macho e a da fêmea é a seguinte:

  • No macho, a coacla fica mais alta, estreita e pontiaguda como se fosse um espigão.
  • Na fêmea a coacla fica mais larga e baixa.

Para a melhor visualização da coacla, você deve assopra-la e verificar a área sem penas do ventre do canário. No caso das fêmeas, quando prontas para reproduzir a barriga fica redondinha e com um grande espaço sem penas.



imagem de http://www.bloggerbirds.blogspot.com/



Não deixando de pontuar que apenas os machos cantam! As fêmeas apenas piam, porém quando estão assanhadas para cruzar começam a piar com mais intensidade e produzem barulhos um pouco diferentes, mas sempre curtos. Alguns criadores amadores chegam a confundí-las com machos nesse período, tendo a comprovação do sexo apenas quando amanhecem ovos na gaiola.

AQUI TEM UM VÍDEO MEU, MOSTRANDO A DIFERENÇA ENTRE UM CANÁRIO MACHO E UMA FÊMEA!





Comentários

  1. Olá!
    Muitos parabéns pelo seu blog.
    Está muito fixe, espero que tenha tido muitas crias de canário.
    Eu sou criador de canários de porte (Gloster) mas, também crio aves exóticas (africanas),bicos de chumbo.
    Também dei uma vista de olhos no outro blog, diferente ,muito interessante.
    Talvez por gostar de fazer fotografia aprecio muito as 2 primeiras fotos.
    Força e boa onda para si (ti).
    Um abraço.
    Visita o meu blog de fotografia:www.osvaldosereno.blogspot.com
    espero que goste(s).

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essas explicações nos ajuda muita

    ResponderExcluir

Postar um comentário