Rouquidão e Chiado


Sintomas:
Os ácaros causam grandes transtornos em uma criação e às vezes se instalam na traquéia da ave. Quando isto ocorre, o canário começa a ficar rouco, tenta cantar e desafina perdendo a "voz" por algum tempo. É duro ver um canário tentar cantar e não poder, principalmente quando outros machos cantam e se exibem e o seu canarinho rouco quer fazer igual e não pode.

O Ácaro da Asma–Fole-de-Canário (Sternostoma tracheacolum) e o Ácaro dos Sacos Aéreos das Aves (Cytodites Nudus), são só dois dos muitos ácaros responsáveis pelas dores de cabeça dos criadores.

Inicialmente os ácaros se instalam no bico e nas vias aéreas da ave, causando desconforto e fazendo com que os canários cocem o bico nos poleiros e grades da gaiola, às vezes até machucando as narinas e perdendo as plumagens no canto do bico e olhos pelo esforço repetitivo. Posteriormente os ácaros migram para a traquéia da ave. Se os ácaros chegam ao pulmão do canário, este começa a não conseguir comer direito e a emitir chiados e assobios quando respira. Estes chiados aumentam no período noturno e o pássaro passar a respirar com dificuldade e mantendo o bico aberto.

A ave perde o apetite, narinas obstruídas, bico aberto, rouquidão e catarro, a ave não canta e fica agitada.
Vou listar os sintomas então:
  • Canário começa a cantar cada vez mais baixo
  • Canário pára de cantar
  • Ave emite chiados e assobios ao respirar (ácaros)
  • Bico aberto
  • Coçar o bico e as narinas no poleiro (ácaros)
  • Perda de apetite
  • Ave agitada, agoniada  


Causas:
Correntes de ar, aves em local de ar não renovado, bruscas mudanças de temperaturas. Algumas vezes a presença de poeira com ácaro. Poleiros de madeira que não são trocados ou lavados com frequência e acabam se tornando ninho de ácaros, bem como ninhos antigos. (o ninho deve ser trocado 1 vez por ano, ou mais, de acordo com a sujeira dele).

Prevenção:
Os ácaros muitas vezes vem com as aves quando você as compra, mas alguns cuidados podem evitar infestações por ácaros e piolhos.

A ração comprada deve ser de boa qualidade e as sementes limpas e sem "areia" no fundo dos pacote, pois os ácaros podem estar vivendo ali.

Deixar as gaiolas e viveiros longe de correntes de ar também ajuda a evitar ácaros e resfriados, e sempre que os canários forem reproduzir, deixar que eles construam um ninho novo com material limpo para construção. Pois os ácaros se alimentam de restos de pele, penas ou pelos que ficam no ninho antigo.

  • Aves longe de correntes de ar
  • Poleiros de plástico ou lavados frequentemente
  • Ninhos novos
  • Higiêne da gaiola sempre em dia

Tratamento:
O Allax (para matar piolhos e ácaros) e o Ivomec, podem ser usados neste caso. Cuidado! Não utilize durante o período de reprodução, pois pode ocasionar a morte ou esterelidade dos embriões. Deve-se respeitar a dosagem descrita na bula e pingar as gotinhas na nuca da ave, abrindo as penas e colocando o medicamento na pele. Porém, somente o medicamento para matar os ácaros não é suficiente, já que o animal morre alojado na traquéia. No caso do ALAX não funcionar, o Neoflox é ótimo.
Medicamentos encontrados em qualquer petshop ou avicultura:
  • Allax (o melhor de todos)
  • Ivomec
  • Neoflox
ATENÇÃO
SE FOR APENAS ROUQUIDÃO POR MUDA
Alguns criadores aconselham oferecer romã ao canário que muitas vezes resolve. 
Outra dica é colocar própolis ou 3 gotas de vinagre na água do pássaro doente e ver a melhora da rouquidão. Existem também medicamentos anti-tussígenos que você pode encontrar em pet-shops. Dê uma conferida no post sobre vinagre.
Também pode ser oferecida laranja ou lima para que os canários mantenham as cordas vocais limpas, protegidas contra ácaros, além de deixar a ave mais forte contra resfriados comuns no período da muda.

  • Laranja
  • Lima
  • Romã
  • 2 gotas de vinagre de maçã  
  • 2 gotas de mel no bebedouro. 1 vez por semana
  • 2 gotas de extrato de própolis sem álcool no bebedouro, 1 vez por semana

Comentários

  1. Estou tendo problemas de rouquidão e até mesmo perca de voz em meus canários. Já tentei o ALLAX, IVOMEC, VINAGRE NA ÁGUA e até mesmo limão diretamente no bico e não estou tendo resultado satisfatório. O que poderia estar acontecendo?
    Abraços. Paulo Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano seria preciso mandar um canario desse pra laboratorio pra averigua melhor o que pode ser tenho esse problema aqui tambem ja tentei canto lindo vias aereas alax na coxa,Ivomec direto na narina 1 gota em casa ,roman ja dei avitrim vermifogo e nada..... a verdade é que essa doença não tem cura prevem me ao contrario

      Excluir
    2. Tenho obtido bons resultados com agrião diariamente oferecido aos canários e três ou quatro gotas de limão na água de beber.

      Excluir
  2. amigo, nesse caso vc precisa colocá-lo à luz de uma lâmpada e comece a colocar laranja na gaiola para que ele coma. suspenda a farinhada de ovo e o ovo cozido (são gordurosos demais). sua ave pode estar gripada, então levantamos a temperatura e misitramos a laranja. suspenda a medicação por um tempo, muita medicação pode enfraquecer a ave.
    a laranja é melhor que o limão, pois esse é muito ácido. sua ave pode estar no período de muda e isso acaba sendo um pouco comum.
    coloque a lampada e a laranja e veja se a ave melhora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian,será que se eu der vitamina C,também resolve e o aquecedor no lugar da lampada,o que você acha?meire

      Excluir
  3. Amigo não sugiro você dar pra ele laranja pois irá prejudicar ainda mais seu alado, Pois é uma fruta cítrica e ácida demais podendo causar problemas no sistema digestório e outras coisa ruins, sugiro sim o tratamento com luz pela noite toda até ele melhorar e a cortar correntes de vento na gaiola e continuar com as medicações citadas acima (ALLAX, IVOMEC, VINAGRE NA AGUA).

    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  4. Por experiência própria, a laranja (lima) pode e deve ser oferecida sem problemas ou riscos. A Lima, é menos ácida que a laranja pera. Ela é excelente como regulador do sistema epático dos canários. É um excelente antioxidante e ajuda no nivelamento das quantidades de proteínas ingeridas pelas aves, muitas vezes em excesso.
    Exemplo: Tinha problema de inflamação nos dedos de uma canária. Fiz de tudo, passei pomadas, apliquei cremes antibióticos, até que ela perdeu a unha e o problema persistia. Aí lí em um forúm, que isso ocorre também por "excesso" de proteínas na alimentação (gordura) e que com uma dieta baseada em "laranja" uma vez na semana, limpa o sistema epático e equilibra as quantidades de proteínas no organismo do animal. Arrisquei. Tiro e queda. Desinflamou o pé, deu brilho à plumagem, e vivacidade à ave.
    Não deixe a ave tomar banho em dias de vento frio. Ofereça exposição ao sol, preteja de ventos durante a noite, porém o local tem de ter boa troca de ar. Boa sorte !

    ResponderExcluir
  5. eu dei pinga pro meu canario, durante o dia todo, nossa o bicho n parou de cantar bruno e marrone, (dama de vermelho), kkkkkkkkkkkkkkkk,,,,,,,,no outro dia dei cerveja o dia todo, dai o trosso ficou doido, ele cantou ivete sangalo, asia de aguia entre outros,,,,,só alegria,,,,,no terceiro meu passaro morreu,,,o veterinario me disse que foi de tanto cantar e pular,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao voce aprendeu a matar um canário. E agora só falta aprender português =)

      Excluir
    2. ola bom dia Viviam queria que vc me ajudasse pois minha canaria tirou os filhotes mas esta rouca o que devo fazer

      Excluir
    3. obrigado fico aguardando sua ajuda

      Excluir
  6. Tenho un canario c tosse e chiado, ja dei avitrin antibiotico e nada ja dei limao e nada ja botei vinagre e nada o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  7. Tenho un canario c tosse e chiado, ja dei avitrin antibiotico e nada ja dei limao e nada ja botei vinagre e nada o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcos, as vezes durante a muda os machos ficam mais frágeis e tem dificuldade de se recuperar. existem medicamentos especificos para chiado em petshops. voce pode comprar um, deixar o canario em um comodo sem corrente de ar, suspender a farinhada e o ovo cozinho, e oferecer um pedaço de laranja. infelizmente nao existe muito o que se possa fazer... só podemos seguir estas recomendaçoes e esperar a ave se recuperar. boa sorte!

      Excluir
    2. Vivian dei baikok o q vc pode diser sobre este medicamento

      Excluir
    3. Vivian dei baikok o q vc pode diser sobre este medicamento

      Excluir
    4. Marcos, eu nunca tinha ouvido falar nesse medicamento, procurei aqui também e nao encontrei nada. Ele fez efeito? É sempre bom saber de novas alternativas. Eu sinceramente nunca vi, mas se funcionar me avise!

      Excluir
    5. Aqui em campos rj tem e o canario apresetou melhoras ja no segundo dia de uso e ele tava meio grosso inxado e amanheceu chamando ainda q baixo mas e eficaz sim posso afirmar tenho varios exemplos aqui!!

      Excluir
    6. Obrigada Marcos! vou procurar o medicamento aqui no DF

      Excluir
    7. Vivian moro tbm no DF, mas nao consigo encontrar esse remedios citados acima (allax principalmente) vc pode me falar onde encontro? Qual avicultura? Me ajuda, meu Belga esta muito ruim....

      Excluir
    8. gleydson, eu conseguia todos facilmente no guará. mas a ave branca é a mais completa loja aqui em bsb.

      GUARÁ 2:
      A FAZENDEIRINHA: (61) 3568-5064 QI 23 BL A/F Lt 09/11 lj 30 - Guará II

      ASA SUL:
      AVICULTURA AVE BRANCA: 510 sul - http://www.avebranca.com.br/

      Excluir
    9. usei o eqvalan hoje no meu canário estou ansioso para ver o resultado, espero q ele melhore, obrigado Vivian pela informação, você é uma otima pessoa.

      Excluir
  8. Estou com esse problemas numa canária, mas comecei a dar mel e antibiótico para pássaros e ela melhorou muito já. Coloca um pouco de mel puro ou no próprio bebedouro, isso ajuda um pouco. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom Rafael! Vou colocar o mel como dica aqui no post também. Eu sabia apenas do extrato de própolis que é muito bom, o mel deve agir de modo parecido! abraços

      Excluir
    2. meu face pra agente trocar ideias tou com um canario q esta rouco faz um mes já .. estou com muita penaa queria q ele ficasse bom ele é muito cantador .. mas agora nao sai nada so canta mas nao sai o som alto bem baixinho e as vezes nem saii :( meu face Michael Pura união

      Excluir
  9. Para roquidao e tosse quando remedios ant tusigenos, nao resolve eu recomendo tres gotas de xarope vick infantil no bico durante tres dias metodo infalivel pode cer!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,
    Tenho um canario com esse problema tbm, crio passaros há anos já, eu comprei uma pomada de uso veterinario para equinos chamada eqvalan, muita gente não faz uso em canarios pelo fato de ser para equinos mais todos sabemos que o que manda é a quantidade aplicada essa pomada é otima para matar acáros, ja usei alax e não foi tão eficaz quanto essa pomada é so pegar na pontinha de um palito de dente e deixar na lingua do passaro, ontem usei no meu belga e hj ja amanhaceu sem chiado ainda esta rouco agora vou fazer uso do R-trill por 10 dias ate melhorar a rouquidão..



    Armando
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi armando,
      obrigada pela dica. eu nunca ouvi falar de ninguem usando o eqvalan, mas já vi, e usei, muitos produtos para equinos em pouca quantidade e entendi perfeitamente o que vc falou.
      Fica a dica do medicamento direto na boca das aves entao! vou procurar o medicamento e incluir na postagem!
      abraços

      Excluir
  11. Boa tarde, tenho um canário.. ele não está cantando faz uns três meses. percebo que tem feito chiados e ainda continua caindo penas. Há, muitas penas caíram de sua cabeça. Quanto tempo costuma durar a muda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jonas, seu canário está apenas na muda e 3 meses ainda é um tempo aceitável. se ele não sair da muda até o fim de abril ele está com muda encruada. dá uma olhada no post " http://canarioecia.blogspot.com.br/2009/07/muda-e-muda-encruada.html "
      a muda costuma durar entre 2 e 3 meses. depende muito da região... quanto mais quente, mais rápida a muda! e enquanto ele estiver na muda ele nao canta mesmo... Todos os meus canários voltaram a cantar este mês, e os de um amigo criador também! espero que o seu volte logo =)

      Excluir
    2. Obrigado. Por eu morar em Floripa, a muda deveria ser mais rápida. Vou acompanhar. Obrigado.

      Excluir
  12. Muito interessantes estas trocas de informações. São dicas importantíssimas, pois vêm de experiências realmente feitas, com os resultados, bons ou ruins, que fazem com que ganhemos tempo no tratamento de nossos pássaros. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza jair!
      nada melhor do que quem já passou por isso ajudar os outros a salvarem suas aves

      Excluir
  13. sou criador de canários gostaria que me informa se como consigo aceder ao ALLAX em portugal. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi rui!
      o ALLAX é IVERMECTINA.
      veja nas lojas daí se tem algum medicamento com a IVERMECTINA ou tente conseguir um site com loja virtual que tenha o ALLAX.
      Em portugal deve ter algum medicamento com IVERMECTINA que funciona da mesma forma!

      Excluir
  14. oi...meu nome é Alam estou com um problema de rouquidão e chiado em dois canarios meus...como utilizo o ivomec em meu canario...será q serve esse medicamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi alam!
      o ivomec deve ser pingado na nuca no canário. com o dedo voce levanta as penas da nuca e pinga o medicamento na pele do passaro. é só ler na bula quantas gotas sao (nao estou com a bula agora)
      o ivomec é muuuuito bom. é um dos melhores do mercado

      Excluir
  15. COMENTÁRIO IMPORTANTE: NÃO SE ILUDAM COM COMPOSTOS VITAMINICOS PARA COMBATER A COCCIDIOSE



    O QUE RESOLVE É O BAY COC HIDRAX– fórmula americana



    ALERTA: A sufa não deve ser ministrada com vitaminas, pois a vitamina azeda á agua e deixa o pássaro mais doentedo que ele está.







    Fórmula:



    Cada 8g contém



    Sulfametazina - 1,75g; Sulfaquinoxalina – 1,75g; Bacitracina de Zinco – 0,50g



    Cloreto de sódio 0,35g; Cloreto de Potássio 0,15g; Cidrato de sódio di-hidratado 0,29; Glicose 1,21g; Dextrfose 2,0g



    Indicações:



    Coccidiose de pássaros, Cólera aviária, Coriza infecciosa das aves, pulorose aviaria



    Dosagem:



    Curativo – Uma pequena pitada, ou seja, a ponta de uma colher pequena de café, menos de 0,5 gramas, para um bebedouro de 50mg



    Oferecer diariamente ao pássaro, durante 3 dias. Descansar dois dias e repetir a dose.







    Preventivo - Uma pequena pitada, ou seja, a ponta de uma colher pequena de café, menos de 0,5 gramas, para dois bebedouro de 100mg



    Oferecer diariamente ao pássaro, durante 3 dias. Descansar dois dias e repetir a dose.







    Forma de absorção Oral na água.



    Precauções:







    Apresentação: Alimentação suplementar hidratante e antibiótico em pó concentrado.



    Classe Terapêutica: PREVENTIVO E CURATIVO contra



    ANTIMICROBIANOS GERAIS; ANTIFÚNGICOS E ANTIPROTOZOÁRIOS (COCCIDIOS, FLAGELADOS)



    Princípio(s) Ativo(s):



    BACITRACINA DE ZINCO



    SULFAMETAZINA



    SULFAQUINOXALINA



    GLICOSE, DEXTROSE, SÓDIO E POTÁSSIO –



    Este produto tem o mesmo principio ativo do Bye Coc, o único preventivo e curativo da Coccidiose, usado a muitos anos atrás, na forma liquida, pelos antigos passarinheiros,

    ResponderExcluir
  16. Ano passado recebi de um colega uma canaria que estava só e em resumo ele sabia que eu criava e amesma estava pondo e tal trouxe para pocriar. Mas uns dias depois percebi que ela não piava além de rejeitar os macho(abaixava para aceitar o macho na hora que ele subia ela espantava). Dai para frente notei que os Macho que ficavam com ela começaram a parar de cantar e ficarem com ela, ela morreu depois de muito tempo, tentei tudo para ela melhorar mas os medicamentos que usava é so os da linha avitrin principalmente o antibiotico. O macho que ficou com ela ficou mudo total, notasse pelas penas e pelo seu jeito que ele é saudavel mas ele não canta e nem pia mais(era um bom cantor). O Que fazer para recuperalo? Tenho outro problema, comprei dois canarios em dias diferentes mais aconteceu os mesmo problemas. Cantava de mais derepente parou ficou rouco, estavam no mesmo ambiente mas não no mesmo local e gaiola dos outros. Um dia pesquisando descobri que foi por ter deixado ele dormir numa area que pegasse vento. Então tratei com o que pesquisei mas noto que ela ainda falta uma coisa é como se estivesse desafinado. O outro comprei recente esta da mesma forma parou de cantar esqueci de tirar uma noite ele começou a cair. Como faço para tratalo (medicamentos ou etc) para que el não se perda e se recupere bem?

    ResponderExcluir
  17. tenho dois casal de canarios, como faço para tirar filhotes

    ResponderExcluir
  18. amigos preciso de ajuda minha belga està espirando e abrindo o bico, bom ela pedir 2 ninhada de finhotes e não sei se por causa disso , eles morreram de papo sem comida com 2 dias de vida serar q è por causa desso mim ajudem desde ja agradeço !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. edson!
      tem que comprar papinha para filhote de canario, vende em qualquer petshop e dura muito tempo!
      sempre que nascerem filhotes, algumas vezes por dia vc vai la nos filhotes e coloca 1 gotinha da papinha pra cada um. assim vc deixa os pais alimentando eles mas garante que eles nao vao desnutrir. nos primeiros dias de vida tem que olhar sempre e se estiverem com o papo seco tem que dar uma ou duas gotas de papinha. nao dê muito para nao sufocar o filhote!

      e sua femea pode estar resfriada. nao deixe a gaiola onde bata vento, nao dê agua para banho esses dias e tente colocar a gaiola em um lugar mais quente. lembre-se de sempre deixar as aves dormirem com um pano cobrindo a gaiola.

      vc pode oferecer uma laranja e ver se ela come.

      Excluir
  19. Respostas
    1. voce segura o canario com uma mao. pode pedir pra alguem te ajudar que fica mais facil!
      abra as penas da nuca dele com dedos até ver a pele do passaro.
      ai voce pinga na pele, de acordo com a dosagem escrita na bula do remedio, a quantidade de gotinhas

      Excluir
  20. Oi , o ivomec q devo usar e de uso bovino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi david. eu nao sei se vai funcionar ou fazer mal as aves... o ivomec existe em versao para aves tambem. procure conseguir ele

      Excluir
  21. Amigos, comprei nessa semana dois canários um macho e uma fêmea, no segundo dia aqui em descobri que fêmea tinha um problema em um dos dedos, o cara que me vendeu disse que era pernilongo e estou tratando com Nebacetin, parece que está melhorando, mas o problema mesmo é que o macho está com um tipo de pigarro, de vez em quando, ele dá uns espirrinhos, limpa o bico com frequência nos poleiros, mas começou a cantar (com algumas dificuldades), ele não está "jururu", por enquanto, mas gostaria de saber como faço para prevenir que ele piore e eu não consiga, futuramente, colocá-los para reproduzir. O significa exatamente tomar "correntes de vento", o local que eles estão ficando não pega correntes diretas, mas há um ventinho sim, será que foi isso? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leo, pode ter sido o ventinho sim, mas pode ser também poeira ou acaro. se ele estã coçando o bico deve estar com acaros... nesse caso vc pode comprar o allax ou ivomec em alguma petshop ou avicultura dai!

      é importante retirar os poleiros para lavar e nao deixar a gaiola ficar muito tempo sem limpar, pois a poeira das fezes e restos de sementes podem atacar as vias respiratórias dos canarios.

      lave os poleiros em uma torneira, troque a forraçao da gaiola e lembre-se de sempre deixar um pano velho ou toalha cobrindo a gaiola durante a noite.

      boa sorte! dependendo do que acontecer me avisa aqui

      Excluir
    2. oi Vivian! Então, eu conversei com o antigo dono dos canários e acabei devolvendo-os. Portanto, estou mais tranquilo. Acabei de ganhar um machinho, cantando muito o danado, mas hj eu notei que está com piolho. Sua saúde, aparentemente, está normal. Estou dando o vita gold (por precaução), o que devo dar para matar esses piolhos definitivamente? Obrigado!

      Excluir
    3. Vivian, pode desconsiderar, se quiser, a minha questão sobre piolho, a não ser que vc tenha mais sugestões, pois acabei de ler aqui no seu blog sobre o assunto. Parabéns pela dedicação!

      Excluir
  22. ola vivian tudo bem estou passando por problemas acima citado estou com três canarias que estão rouca vou tentar o remédio allax acima citado para ver o resultado

    ResponderExcluir
  23. ola vivian tudo bem-estou passado pelos problemas acima citados estou com três canarias rouca vou tentar o remédio allax acima citado para ver os resultados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok valdir!
      leia a bula do remedio e aplique na nuca do canario, na pele.
      ai me avise se deu cerro!

      Excluir
  24. vivian sera q a farinhada atrapalha ronquidao o alax nao resolveu tirei a farinhada e tou dando laranja mas o macho ta xiando muito sabe oque eu faço?

    ResponderExcluir
  25. usei eqvalan é o melhor parta acaros e ronquidao custa 15 reais é para equinos mas o melhor para passaros e uma pomada pega uma quantia minima com palito de dente e coloca na lingua do canario aplicaçao unica dentro de 3 a 4 dias o canario esta estralando de cantar ja usei allax e nada gatei mais de 100 reais e nada mas esse eu garanto

    ResponderExcluir
  26. minha canaria está tossindo e com o bico aberto isso pode ser acaro e se for o qual o medicamento q dou a ela já dei a ela o sanagogo e ñ adiantou me ajuda ai se puder sou iniciante na criação de belga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, Boa Tarde.

      esstou com o mesmo problema, minha canaria esta roca e abrindo muito o bico, pesquisei bastante, e temos duas indicações freguentes são: allax e ivomec pour on, sei que ivomec tem otimos resultados em animais de grande porte, porem fiquei com medo de usar na canaria e comprei hoje o allax, se tiver bons resultados vou postar

      Excluir
  27. Boa Noite, comecei uma criação de belga, mais o primeiro que comprei( cerca de uns 5 meses) ainda não canta, no comecinho ele estava bem rouco, demos vitagold, mel, laranja lima, demos uma gota de limão no bico e por fim canto lindo, ele agora esta chamando um pouco mais alto, porém ainda não canta. Gosto demais dele e não quero perdê-lo. Várias pessoas disseram que isso não tem cura e que ele nunca vai cantar, mais tenho esperança. Hoje comprei o Allax e pinguei 2 gotas na nuca dele, gostaria de saber se esta correto e se posso ter esperança dele cantar. E também gostaria de saber sobre a alimentação correta.
    Aguardo resposta.
    Simone Bastos

    ResponderExcluir
  28. Coloquei meu canário pra acasalar quando o mesmo cantava perfeitamente após se passar alguns dias junto a canária notei que ele passou a fazer um chiado o mesmo não estava mais cantando pois a fêmea já tinha posto os ovos ele chocava junto com ela, mais agora que os separei o canário não deixou de fazer esse chiado que é notado quando chegamos perto da gaiola estou ministrando vitagold já faz dois dias mais não notei nenhuma evolução(mais não houve piora), algo que acho que devo dar destaque é a alimentação cuidava dos msm dia sim e outro não, utilizando a ração de canários belga tradicional, a farinhada, ovo cozido, maçã tds os dias quando ia cuidar(dia sim e outro não) espero ter uma resposta para essa chiado e o canto um pouco bagunçado que meu canário está apresentando.

    ResponderExcluir
  29. meu canario vermelho veio com bico aberto e fica agitado todo o tempo e cossando o bico.
    me ajudem n quero perdelo?

    ResponderExcluir
  30. Oi Galera faz uns 5 meses que meu canário não canta mais,Pelo o que li acho que ele esta com acaro da garganta pois ele esta um pouco ROCO e fica fazendo um Barulho Estranho como se tivesse BATENDO DENTES(NO CASO BICO) e conçando tbm no puleiro. Gostaria de saber qual tratamento devo Tomar? Tipo Devo usar somente o ALLAX e aguardar os resultados? ou devo usar o ALLAX com alguma coisa junto TIPO(LARANJA,LIMÃO,MEL,ROMÃ ETC) devo parar de dar a ÁGUA de Banho ou de sol ou ate mesmo os legumes como ACELGA ou ate mesmo o JILO e a MAÇÃ? Gostaria de Ver meu Canarinho Cantando Novamente e Acordando Todos na minha Casa pela Manha hehehe ,Desde já Agradeço a Todos que Possam me Ajudar,ABS

    ResponderExcluir
  31. Galera meu canário parou de cantar faz uns 5 meses acho que ele esta com acaro,vou medicá-lo com o ALLAX dizem que é muito bom,mais a minha duvida e se devo usar u ALLAX com algum outro medicamento ou ate mesmo outra coisa como LARANJA,LIMÃO,VINAGRE,MEL,ROMÃ E ETC e se devo parar de dar água pra banho ou banho de sol e legumes como acelga ou ate mesmo o jiló e a maça. o que devo fazer queria muito ver meu canário cantando novamente. desde ja agradeço a todos que possam me ajudar,Abs

    ResponderExcluir
  32. Pode usar o Allax com algum outro remédio ou fruta cítrica? Para obter melhores resultados no tratamento ou somente o allax já é suficiente?

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde ! Estou com um problema com meus filhotes .Depois de separa los dos pais (ja estavam alimentando sozinho) , eles começaram a ficar meio jururu e arrepiado . Eles alimentam bem , mas não apresentam melhoras .E o problema maior agora é que comecei a notar nos belgas mais velhos os mesmo sintomas .Como minha criação é grande , me perco um pouco mas sempre trato muito bem .aqui alguns medicamentos que ja dei : avitrim muda ,vet gold e vermifugo . O que devo usar ? Espero resposta o mais urgente , por favor . Para a galera gente boa aí pode me enviar e mail thadeumg23@hotmail.com . Desde ja obrigado .

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde! O problema na minha criação são com meus filhotes . Já separei os filhotes dos pais (ja estavam comendo sozinho ) ,só que agora depois de um tempo , eles começaram a ficar jururu meio arrepiado , mas eles conseguem alimentar bem . O que devo fazer ? Aqui alguns remedios que ja dei , mas não esta adiantando : avitrim muda , vet gold e vermifugo . Desde ja obrigado . Email para contado thadeumg23@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. thadeu.
      é normal filhotes ficarem assim... é o periodo que eles estao desenvolvendo os anticorpos e o sistema imunológico. o que vc pode fazer é dar um complexo vitamínico, farinhada, couve de vez em quando, suspender o uso de agua para banho e deixar a gaiola em um lugar calmo e sem correntes de ar.
      eles devem melhorar. nao acredito que seja um resfriado... acho que deve ser só uma muda dificil mesmo

      Excluir
  35. ola, tenho um canário belga que esta com um chiado, falei com um amigo e ele me indicou o neoflox, mas não de ensinou a usar o remedio. por favor como usar?
    desde ja obrigado!

    ResponderExcluir
  36. preciso de ajuda urgente pois minha canaria tirou os filhotes hoje e esta um pouco rouca devo medica-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. calma andre, não precisa se desesperar.
      ofereça couve para os adultos alimentarem os filhotes, pare de dar agua de banho, pare de dar farinhada, deixe a gaiola em um local quieto e longe de correntes de ar e espere um pouco.
      ela deve melhorar logo. com filhotes qualquer medicamente que vc dê para a mae vai afetar os bebes e pode matar eles. se quiser dar algo dê um complexo vitaminico para aves ou calcio;

      vivian

      Excluir
  37. Obrigado Vivian. Só que esse fim de semana , começou aparecer machucado nos pes do mesmos .Aparenta ser uma verruga e sangra muito , parece que vai perder ate os dedinhos . Isso muda alguma coisa ? Desde ja muito obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. molhe as patinhas deles com agua oxigenada (para machucados) e/ou espirre riffocina ou algum antisseptico para machucados 1 vez por dia. quando estiver com uma aparencia um pouco mais seca, vc pode passar quadrilon (quadriderm genérico) e deixar uma camada grossa de pomada na patinha dos filhotes.

      o quadriderm pode salvar os dedinhos deles, mas é bem complicado e a chance de perder unhas ou dedos é grande.

      vivian

      Excluir
  38. alex amaral de maceio AL como usa o neoflox

    ResponderExcluir
  39. boa noite tenho uma grauna e ela esta como se estivesse gripada preciso de ajuda ela esta com os mesmos sintomas desses canarios citados acima qual tratamento é o mesmo do canario me ajudem

    ResponderExcluir
  40. como tra de um passaro crauna que esta com os mesmo sintoma desses canarios acima qual medicamento devo usar

    ResponderExcluir
  41. ola boa tarde meu nome é igor qual melhor remedio para se curar roqidao e xiados no peito

    ResponderExcluir
  42. ola boa tarde qual remedio para a cura de roquidão e peito xiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um monte de coisa junta para curar.
      nao deixe pegar vento,
      nao dê farinhada
      nao dê agua para banho
      pode dar laranja

      se além de rouco ele estiver se coçando, compre o ALLAX ou o IVOMEC em alguma avicultura ou petshop

      Excluir
  43. Vivian, boa tarde, estou precisando de ajuda, o meu canario parou de cantar, esta com todos os sintomas de acaro como lido aqui, comprei o remedio allax e fiz o procedimento, mas achei que ele esta magro o peito muito para fora, so notei ao pegar para o medicamento, tem uns 10 dias que usei o medicamento e nao vi melhoras pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cristiano, ele pode estar com peito-seco. seria um quadro grave de desnutrição. dê banana e couve, e tente comprar um complexo vitaminico para aves

      Excluir
  44. ola vivian oque vc me dis do canto lindo vias aéreas vc conhece esse remedio o carro chefe é a própolis oque vc me recomenda para problemas respiratórios o meu mt obrigado e aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  45. vivian só uma duvida de quando em quando eu pingo o allax ou o ivomec na nuca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pinga e se ele continuar com os sintomas depois de 15 vc aplica novamente

      Excluir
  46. obrigado pela dica olha um dos meus amarelos voltou a cantar eu pinguei ivomec o outro esta bem melhir

    ResponderExcluir
  47. Boa Tarde, Vivian.

    minha canaria tirou dois filhotes, eles estão com 02 dias de vida, aparentemente ela não esta alimentando os filhotes, comprei a papinha da alcom clube, sera se vão sobreviver, pois trabalho e saio de casa as 07:00hrs e retorno as 19:30hrs, estou alimentando eles tres vezes, as 20hrs as 01:00hr e as 06hrs da manhã. a estou dando a papinha com ração de crecimento, sera se vou ter problema?

    ResponderExcluir
  48. Boa Tarde, Vivian.

    minha canaria tirou dois filhotes, eles estão com 02 dias de vida, aparentemente ela não esta alimentando os filhotes, comprei a papinha da alcom clube, sera se vão sobreviver, pois trabalho e saio de casa as 07:00hrs e retorno as 19:30hrs, estou alimentando eles tres vezes, as 20hrs as 01:00hr e as 06hrs da manhã. a estou dando a papinha com ração de crecimento, sera se vou ter problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa, mas só vi a mensagem agora! eles sobreviveram?
      por mais que vc pense que os adultos nao estao alimentando, eles estao sim. só que nao o suficiente! entao a papinha serve como complemento para ter certeza que os filhotes não vao desnutrir ou morrer. na verdade eles devem comer a papinha e um pouco de comida dada pelos pais. para incentivar os pais a alimentarem a cria ofereça ovo cozido, milho verde ou couve!

      espero que tenha funcionado. se não funcionou na proxima com certeza funciona! qualquer duvida é só perguntar aqui que eu respondoo.

      vivian aqui!

      Excluir
  49. minha canaria esta com chiado e espirro o q devo fazer;q remedio devo dar precisa separar outros passaros q estao junto com ela,

    ResponderExcluir
  50. minha canaria esta com chiado e espirro o q devo fazer q remedio devo usar,precisa separar outros passaros q estao junto com ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jackson, nao prevcisa separar. mude a gaiola de lugar, ponha no chão ou algum lugar onde nao bata vento nela... cubra com uma toalha durante a noite e páre de colocar agua para banho para eles.

      você pode comprar laranja e colocar meia laranja no fundo da gaiola para eles comerem. couve também é bom.
      no seu caso não é grave porque deve ser apenas um resfriado.. vc pode pingar 1 gota de extrato de propolis na agua do bebedouro (todos podem beber a mesma agua) e trocar a agua todo dia por uma semana

      Excluir
  51. Vivian,
    Tenho uma canária que está piando bem baixinho. Não está espirrando, não está
    coçando o bico no poleiro e também não está abrindo e fechando o bico.
    Acho que não é ácaros.
    Será que consigo curar com mel na água?
    Qual a sua opinião a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jessica, vc pode apenas nao deixar a gaiola pegar vento, se preciso deixe ela no chao, nao ponha agua de banho e pode por laranja ou 1 gato de extrato de propolis na agua do bebedouro. se nao tiver propolis pode ser o mel mesmo! só tome os cuidados com o vento

      Excluir
  52. Boa tarde Vivian, caiu um canario dentro do lustre aqui de casa, desligamos a rede eletrica pra ele nao morrer com o choque porque se jogou pela lateral da lampada... estou cuidando dele faz 4 dias com papinha da alcon. Hoje ele acordou batendo o bico, ele eh bem pequeno não tem todas as penas ainda.. apliquei uma gota de allax, será que é suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi aline! nao ponha mais allax. acho que isso que ele está fazendo com o bico é sinal de calor, medo ou ansiedade. por ser filhote e estar passando por um momento tao diferente é normal! tente deixá-lo quieto, em um comodo sem muito barulho. ele nao pode pegar vento mas tb nao pode ficar abafado.

      aqui é a vivian! essa eh a conta do meu marido

      Excluir
    2. Tem algum email que eu possa te mandar um video dele? estou apavorada.. Moro em SC e está realmente muito quente, mas li que ele não pode ficar no ar nem pegar vento, entao deixamos ele em um quarto fechado dentro de um pote de sorvete, deixo a janela aberta mas não pega vento nele...

      Excluir
    3. voce pode mandar para o vivikinha@gmail.com.br !!

      Excluir
    4. Mandei para seu e-mail, não percebi nenhuma melhora... sabes me dizer quanto tempo demora pra fazer efeito o allax? ontem a noite percebi que o piado dele ta mais baixo... ele ta comendo normal... Sera que devo dar glicopan?

      Excluir
    5. aline, ,eu respondi o email, vc viu?
      aquilo é normal em bebês. nao precisa sae nenhuma medicação

      Excluir
  53. Olha... sobre os Ácaros, lido c canários à 22 anos e tive esse problema apenas uma vez c 1 lote de canários c comprei em SP ! Em menos de uma semana quase todo o meu plantel estava infectado! Os infectados recentemente foi fácil de tratar, apenas c uma aplicação de Allax!
    Agora, os q vieram infectados estou pelejando até hj !
    Ivermectina... Norfloxacina....Enrofloxacina.... nda funciona !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles sao muito chatos mesmo... e se escondem e se reproduzem em qualquer frestinha da ggaiola. vc ja tentou por gotas de vinagre na agua de banho? nao vai resolver o problema mas deve matar uma parte dos acaros

      Excluir
  54. Vivian, bom dia
    Tenho uma canária que está piando baixo. Já tratei com canto lindo vias aéreas durante 7 dias e nada de melhora. Também tratei com ivomec e também nada de melhora.
    O que posso fazer?
    O piado tem a ver com a espécie?
    Qual a sua opinião?


    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi vinicius! as vezes é da propria ave, ta? tem algumas que são meio timidas. para incentivar o canto dê couve e agua para banho em dias de sol... ai eles vao se soltando mais.

      agora, pode ate ser que sua canaria esteja resfriada. ela fica em algum lugar onde bata vento? se fica, mude a gaiola de lugar e suspensa o uso da farinhada por um tempo. ela deve melhorar logo! a couve ajuda muito e você pode oferecer meia lanranja tambem

      Excluir
  55. Vivian , Chamo gabriel meu canario acho que esta rouco ele é muito galador cantador ,mas des de novembro ele esta tipo gorrichando , ja dei tailla e Garasone mais nao adiantou oque eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gabriel, nao dê ovo cozido nem farinhada pra ele por um tempo.
      comece a dar couve de vez em quando e uma laranja partida ao meio. a gordura do ovo pode fazer a muda encruar ou dificultar o canto do canario. já a vitamina E da couve estimula a ave a cantar e reproduzir

      Excluir
  56. Antigamente, muito antigamente, usava-se o SBP spray p/ matar ácaro das penas, e até mesmo da garganta dos canários. Hoje, não sei se a fórmula é a mesma, ou se mudou.Para as penas, abria se a asa do canário e aplicava um jato direto; para a garganta, molhava se uma pena e "pincelava" a garganta do bichinho. Isto lá pela década de 80.Hoje não sei se funcionaria. Abraços.

    ResponderExcluir
  57. Antigamente, muito antigamente,(década de 80) usava se SBP spray contra ácaros.Não sei se hoje, a fórmula é a mesma. Para as penas, abria se a asa do canário e aplicava-se um jato direto, e p/ a garganta molhava se uma pena c/ o produto e pincelava a garganta do pássaro. e, pelo que me lembro, dava certo. Não estou sugerindo que se faça isto, estou apenas comentando sobre o que se fazia há algum tempo atrás.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela informaçao jair!
      acredito que ainda deva funcionar, mas é preciso tomar muito cuidado na hora de usar pra nao prejudicar a ave. talvez um criador inexperiente faça besteira.... o que eu vi que pode funcionar é o frontline spray (para caes), apliando-se da mesma forma que você disse... abrindo a asa da ave, protegendo a cabeça dela com a mao e aplicando um jato

      Excluir
  58. Meu canário é um campeão, está rouco, canta baixo e fica o tempo inteiro beliscando as frestas da gaiola, o que devo fazer ? fui em um veterinário ele mandou dar cidex por 3 dias más eu estou indeciso se devo ou não dar este medicamento!

    ResponderExcluir
  59. Vivian muito bom esta iniciativa de criar um blog para estes comentários, vai aqui um alerta para os criadores de qualquer espécie de pássaros, além dos cuidados citados , tais como: vento, frio entre outros , um dos pontos que mais influem em doenças nos pássaros são as fezes dos pombos, pardais e das lagartixas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  60. Olá Vivian!
    Estou com 02 canários que apresentam esses sintomas de rouquidão e tem um chamado ( piado) bem baixo e bem rouco, um criador me disse para pingar uma gota em cada narina de "Garazone" que é um colírio de uso adulto e pedriático, mas por conta própria também pinguei uma gota de Ivomec para ovelhas na nuca dos canários! Oque você acha? Posso estar fazendo mais alguma coisa? Continuo com essa medicação? Se sim por mais quantos dias?

    ResponderExcluir
  61. Olá Vivian!
    Estou pingando uma gota de Garazone em cada narina dos meus canários para curar a ronquidão e pinguei uma gota de ivomec p/ ovelha na nuca de cada um dos canários, posso continuar ou tem outra alternativa melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi a medicação está ótima, teve algum resultado?
      se já estiver dando o garazone ha muito tempo, páre 1 semana e recomece o tratamento

      Excluir
  62. Tenho um canario e ele não canta faz uns 3meses estou preocupada o que devo fazer me ajudem

    ResponderExcluir
  63. OLa meu canario não canta faz uns 3meses estou procupada me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  64. Ola meu canario não canta faz uns 3 meses estou preocupada me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi milena! sao as dicas aqui do blog.
      tire ele de onde tem corrente de vento, deixe a gaiola protegida por uma toalha.
      páre de dar farinhada. pode oferecer laranja para ele e se nao melhorar, nas pets vende remedio para canto. basta pingar na agua dele

      Excluir
  65. Estou aguardando resposta, obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles melhoraram alguma coisa? o seu tratamento está correto... vc pode oferecer laranja ou pingar 1 gota de extrato de propolis na agua deles de vez em quando. o propolis vai ajudar na rouquidao tb

      Excluir
  66. Oi Vivian!
    Melhoraram muito pouco, quase imperceptível, eles são ativos, se alimentam bem, mas esse piado fraco e rouco, como se estivesse falhado. É uma situação da qual preciso aprender a tratar. Também já coloquei Própolis na água, por uma semana. Posso alternar com 1 semana própolis, 1 semana água, e 1 semana Ivomec? E laranja todos os dias?
    Eu tenho quase certeza que não é resfriado, pois do criador de quem comprei, ele tem um lugar fechado com ventilação controlada por exaustor, o mais provável mesmo é que seja ácaro nas vias respiratórias.
    Comprei essa semana Ivomec líquido é uma apoula de vidro, me disseram para pingar uma gota no bebedor. O tratamento com Garazone deve ser feito por quantos dias para ser eficaz?
    O tratamento com Ivomec na água deve ser feito por quantos dias para que não seja prejudicial? Estou tentando deixar os canários sudáveis até a iniciar época de criação, mas está difícil. Você pode me ajudar? Fico muito grato pela sua atenção. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  67. Bom dia Vivian, tenho um Passáro Preto e ele começou a ficar rouco, toda vez q ele vai cantar ele desafina e o som quase não sai, isto aconteceu ontem, estou preocupado pois não sei como ajudá-lo, e além de tudo ele é um passaro muito interativo pos foi criado no bico por mim desde filhote....pelo que eu li nos posts acima é a mesma coisa, queria saber se o procedimento seria os mesmos que foram citados acima. desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  68. Cara Vivian, estou lendo o seu blog, por sinal muito útil, aprendi um bocado de coisas sobre canário, mas não foi o bastante.
    O meu canário segundo quem me vendeu, disse que não cantava porque era muito novo, mas piava, faz uma duas semanas que percebi que ele estava bem flocado e com o bico aberto (muito cansado), imediatamente comecei a dar Avitrin 3 gotas no bico, ele melhorou do cansaço, mas só faz chiar, todas as noite cubro a gaiola com uma capa por causa da frieza.
    A alimentação dele é: ração, jiló e folha de couve, come tudo não tem fastio.
    É preciso acrescentar o Neoflox, ou mais alguma coisa?
    Agradeço sua atenção.
    Antonia

    ResponderExcluir
  69. Bom dia, Vivian

    Tenho uma canária que está botando ovo com casca fina, mas sem a presença
    do macho.
    Trato com couve (muita couve), alpiste, almeirão e ovo.
    Gostaria de saber se esse ovo saiu com casca fina porque
    não está galado ou não tem nada a ver.
    Se eu medicar com avitrin cálcio, com quantos dias mais ou menos corrigo esse problema?

    No aguardo da resposta, desde já agradeço
    Grato

    ResponderExcluir
  70. Bom dia, Vivian

    Tenho uma canária que está botando ovo com casca fina, mas sem a presença
    do macho.
    Trato com couve (muita couve), alpiste, almeirão e ovo.
    Gostaria de saber se esse ovo saiu com casca fina porque
    não está galado ou não tem nada a ver.
    Se eu medicar com avitrin cálcio, com quantos dias mais ou menos corrigo esse problema?

    No aguardo da resposta, desde já agradeço
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é normal por ovos sem a presença do macho.. vc viu o ovo logo que ela colocou?
      os ovos nascem moles e com a casca bem fininha. depois de 1 ou 2 dias é que engrossa um pouco a casca. e a casca fica dura quando o ovo seca em contato com o ar. entao, aparentemente tudo nomal com sua femea!

      Excluir
  71. Vivian, eles estão melhorando aos poucos, obrigado.

    ResponderExcluir
  72. Olá Vivian Roncon bom dia.
    Estou com dois probleminhas e gostaria de se possível contar com a sua ajuda:
    Problema 1.
    * Tenho um canário que estava sem cantar, daí analisei suas sugestões aki do blog e de alguns criadores e estou ministrando "Canto Lindo vias aéreas para ele, e ele começou a cargulejar como se fosse um filhote se eu colocar laranja vai ajudar ele a evoluir ainda mais??? Ou vc acha que devo usar outra psicologia??
    problema 2.
    Estou com um casal para reproduzir juntei os dois e daí a fêmea colocou dois ovos e os quebrou o que devo fazer, devo separa - los de novo ???
    Se vc ou outras pessoas ai que entendem do assunto poderem me ajudar, fico grato.

    ResponderExcluir
  73. Olá Vivian Bom dia!
    Estou precisando de sua ajuda e de algum criador que entenda deste assunto:
    Minha canária está com um macho colocou 2 ovos e os quebrou e não colocou mais ovos é a primeira postura dela, e tem uns 7 dias o que devo fazer para que ela faça uma nova postura?
    E quanto a quebra dos ovos vcs tem alguma dica ...
    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  74. Olá Vivian!
    Tudo bem?
    Preciso de sua ajuda se possível, na seguinte situação:
    Estou com um canário branco que cantava muito daí vendi ele para um criador daqui da minha região, à mais ou menos 25 dias ... ontem ele veio a minha casa dizendo que o canário parou de cantar daí comprei novamente o canário e fiquei observando ele ...
    Percebi que ele tenta cantar mas é como se faltasse a voz, me indicaram "CANTO LINDO VIAS AÉREAS", comecei a ministrar ontem na água dele, este é msm o procedimento ou tem mais algo à fazer para recuperar o canto do meu alado???
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. robson, acho que o canario foi colocado em lugar inadequado esses dias que ficou com o outro criador...
      o caso dele pode ser um resfriado, rouquidão ou ácaros.
      se esse outro criador tiver muitas aves acumuladas, pode ter parasitas. eu acho que esse caso seria melhor usar o ALLAX na nuca dele para conferir. mas voce pode usar o CANTO LINDO tambem. dê o remedio, coloque ele bem protegido de vento, cubra a gaiola durante a noite e nos dias frios. e pode deixar ele pegar um pouco de sol pela manha. se for rouquidao deve resolver! se nao resolver deve ser acaro.

      Excluir
    2. Oi vivian... to com dois canarios para tratar, um em estado mais grave: quase não dai som no chamado e muito menos qdo arrisca cantar, e tacom espirro.... o outro canario pegou a doennça do anterior e está começando ficar ruim o cantado e ta até parando de cantar tbm pela dificuldade...
      Coloquei os dois em gaiolas de arames; devo desinfetá-las todos dias? Quais produtos podem ser usados?... to tendo que deixá-los dentro de casa porque aquela ventania de agosto e um frio terrível tbm... eu poderia cobrir a gaiola com pano?
      Só o allax resolveria ou posso usar algum remedio na água?

      Excluir
  75. Obrigado Vivian.
    Vou colocar o ALLAX pra ver se é msm a questão dos ácaros, e em relação ao outro dono ter outros passáros, sim ele tem vários pássaros na casa dele sim, após o tratamento entro em contato com vc novamente!
    Abraço

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde. Tenho um canário macho que está triste de se ver. Ele chia direto a noite toda. Ele está junto da fêmea que está chocando. Tem perigo de usar o Allax com ela chocando ao lado?
    Ele está mudo e só fica roncando. Não canta faz tempo. Não gostaria de separá-lo da fêmea pois ele a ajuda bastante. Qual seria a melhor opção?
    Vejam o link: https://www.youtube.com/watch?v=5hxbAm7j6e4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caso é igual ao seu,femea no ninho e macho cantando baixo e ficando rouco.

      Excluir
  77. Vivian estou usando o ALLAX como vc indicou, mas agora ele fica como se tivesse tocindo, as vzs ... Não percebi q ele está melhorando, devo continuar com o tratamento com o ALLAX??

    ResponderExcluir
  78. Tbem usei de tudo, e nada funcionava.o que deu resultado mesmo foi Eqvalan pomada para equinos.uma unica aplicação com a pontinha de um palito de fosforo, passe no fundo da lingua do canario e pronto. é incrivel.no outro dia o canario ja estava cantando.vale a pena tentar.e é baratinho, em torno de uns 15,00 reais.recomendo

    ResponderExcluir
  79. olá Vivian, sou de PE. por aqui o pessoal usa a ivermectina e o ivomec diretamente no bico das aves, como você sugere aplicar sobre a nuca na pele, gostaria de saber se o tempo para recuperação é o mesmo e tambem, se a eficacia e a mesma?

    ResponderExcluir
  80. tenho 2 canarias, uma tenta chamar mais não sai nenhum chiado e na grande maioria das vezes fica toda inchada no canto do puleiro, ja a outra age normalmente mais as vezes quando ela chama sai roco. e tenho um canário que ele canta normalmente mais vira e mexe ele fica meio que arriado sobre as patas e sem cantar, tipo como se tivesse dormindo, sera que ele pode esta com algum problema, ele começou a ficar assim tem mais ou meno um mes. e sobre as canarias o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  81. Oi vivian tudo bem, estou com um canario belga que esta tentando cantar mas não consegue,so observo que o bico esta aberto mais não sai o som

    ResponderExcluir
  82. oi vivi tudo bom ,preciso da sua ajuda estou com um canario pastinha que esta muito animado para cantar parece esta saudável mais quando tenta iniciar o canto so vejo o bico aberto não sai o som do canto ,ele esta comendo bem dormindo bem as penas estão ok apenas não sai o som do canto oque pode ser eo que devo fazer;e lembrando ele não é filhote e não é tambem um passaro velho me ajude gosto muito dele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário