Postura e Choco

Na época do acasalamento é conveniente aparar as penas da cloaca dos canários para favorecer a cópula, principalmente naqueles de penas longas!

A reprodução dos canários dependente diretamente do período de exposição à luz solar. A medida que os dias vão ficando com mais horas de luz, as aves passam por mudanças fisiológicas e hormonais, ocorrendo a reprodução.

Muitas espécies necessitam de dias com pelo menos 14 horas de luz para iniciarem a reprodução. Assim, mantê-las em local bem iluminado pelo sol é importante (não deixar diretamente exposto ao sol, pois podem morrer de calor!).

Ofereça uma alimentação rica e com vitaminas (especialmente Ferro e Cálcio), alimentos molhados como verduras e ovo cozido também insentivam o macho a cantar e dão o "clic" da maternidade na fêmea.

Para a fêmea é importante ter um macho em condições de reproduzir, que não seja velho nem novo demais, de modo que venha a apresentar o comportamento de fazer ninho e botar ovos. Para chocar e cuidar dos filhotes é necessário que exista comportamento reprodutivo entre o casal. Assim, você precisa de um bom canário macho reprodutor junto a sua fêmea em postura.

Se a canária puser os ovos e não chocá-los, verifique se não existem ectoparasitas no ninho (piolhos) ou nas aves - são pequenos e devem ser observados atentamente. É preciso também saber se a fêmea não está doente e se o ninho está em local adequado.

Aves doentes não ficam no ninho.

Se a fêmea não chocar os ovos, a última opção (caso você não tenha uma chocadeira em casa) é passá-los ao ninho de outra canária que esteja no processo de postura e torcer para que ela os adote.

É comum que a canária não choque os primeiros ovos que são colocados. Ela espera até por o último e passa a chocá-los todos juntos, pois o instinto diz que assim os filhotes nascerão no mesmo dia e não restará um menor e mais fraco.

Não são todas as fêmeas que possuem esse comportamento e por isso existem em pet-shops ovinhos de plástico para venda. Resume-se em retirar o ovo colocado pela fêmea a substituí-lo pelo ovinho de plástico e assim sucessivamente conforme os ovos sejam postos. Quando a fêmea acabar a postura, você retira os ovinhos de plástico e devolve os ovos verdadeiros para que ela os choque.



PS: o ovo só desenvolve quando é chocado pela ave, enquanto eles estiverem fora da gaiola devem ser colocados em um recipiente seguro e acolchoado, com entrada de ar e livre do sol e da umidade. É indicado que se coloque o recipiente com os ovos em algum local alto para evitar que crianças ou animais domésticos mexam neles.


Se alguma fęmea do seu plantel, após a postura do ovo, pela manhă, fica no fundo da gaiola, mal podendo se movimentar, é porque, com certeza, vocę esqueceu de colocar na gaiola o pote com areia e farinha de ostra. O cálcio durante a criaçăo é fundamental. Evita o problema do ovo virado, que tanto ocorre durante esse período

Comentários

  1. Muito obrigado! Foi de grandíssima ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Por favor me ajudem! Tenho um casal de canários e a fêmea já botou os 3 ovos azulados,eu coloco bastante fruta,mistura de sementes,couve,ovo cozido,coentro,banana,sementes de pimentão amarelo e verde.Mas a questão é,sei que se eu mexer muito na gaiola corre-se o risco de a fêmea abandonar o ninho,o local que escolhi é bem arejado, porém não tem muita luz do sol.Posso colocar a banheira com água e colocar eles na parte de fora da minha casa pra banho de sol?A fêmea vai abandonar o ninho? alexganjadrums@gmail.com agradeço desde já...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode pro água de banho! Ela vai molhar a barriga e deitar nos ovos, umedecendo a casca e ajudando no choco. Pode por a gaiola no sol um pouco também, MAS vc deve deixar um pano cobrindo o local do ninho para que não pegue sol nos ovos. Cubra metade da gaiola e deixe a outra metade com sol

      Excluir
  3. Muito obrigado Viviam, na verdade não é diretamente no sol, mas no local onde o macho adorava ficar antes de ser juntado à fêmea, no lado de fora da minha casa onde tem plantas e flores, com bem te vi,sabiá e rolinhas...Tem sombra mas pega bastante luz e o macho canta muito , porque estou surpreso,desde de que o casal começo nessa fase de reprodução, o meu canário parou de cantar.

    ResponderExcluir
  4. minha canaria morreu e deixou 4 ovos...Comprei outra porem não quer chocar..quantos dias os ovos podem ficar sem ela chocar ? Tem outra saída para salvar estes !

    ResponderExcluir
  5. MINHA CANARIA MORREU E DEIXOU 4 OVOS..COMPREI OUTRA PORÉM NÃO QUER CHOCAR ! QUANTOS DIAS OS OVOS PODEM FICAR SEM ELA CHOCAR ! COMO DEVO PROCEDER, TEM ALGUMA SAÍDA PARA SALVAR !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui é a vivian!
      a nova femea nao vai chocar os ovos da anterior.
      vc vai precisar esperar ela ficar pronta, cruzar e por os proprios ovos infelizmente

      Excluir
    2. nao da. pode votar os ovos fora

      Excluir
  6. Boa noite,

    Meu marido tem um canário que era de competição, há um tempinho atras ele comprou uma femea, não durou muito e morreu, e não faz muito tempo ele comprou outra, aparentemente bem, dava as vitaminas, enfim nada esquisito com ela. Só que quem ficava no ninho era o macho, ela quase não ficava, estavam soltando penas. Daí meu marido resolveu mudar ela de gaiola. Ele a pegou e colocou em outra gaiola, daí ela caiu durinha, morreu. Ficamos sem entender. Esquisito isso. É NORMAL, O QUE SERÁ QUE ACONTECEU.

    ResponderExcluir
  7. Meu marido ganhou um canário que era de melhoramento genético para disputa de beleza. Daí ele comprou uma femea na agropecuária (não era nova), ele ficava mais no ninho do que ela, ela ficava tirando as cordinhas do ninho como quisesse cobrir com matinho. E não botou nem um ovo. Hoje meu marido resolveu deixar ela sozinha na gaiola. Foi prazo de 1 segundo ela caiu durinha, morreu. Ficamos chocados, pois já é a segunda canaria que morre estranho assim. Ela estava bem aparentemente. O que será que houve, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyly, ela morreu do coração.
      canários com cerca de 2, 3 anos podem morrer assim de uma hora pra outra ao passar por um momento de estresse. não é culpa de vocês, mas provavelmente o coração dela nao aguentou ser retirada de uma gaiola com a mao e colocada em um lugar novo. essa é uma situação de estresse para todas as aves e as mais velhas podem sofrer um choque.

      quanto ao ninho, nada de anormal. não está no periodo de reprodução dos canarios (vai melhorar lá pra maio / junho) e mesmo que vcs comprem outra femea ela provavelmente nao vai reproduzir por uns 2 meses.

      aqui é a Vivian escrevendo. estou na conta do meu marido!
      fico a disposição para tirar qualquer duvidas de voces! se precisarem de ajuda é só pedir

      Excluir
  8. Minha canária estava já na sua quinta ou sexta tentativa consecutiva colocando entre 4 e 5 ovos por postura e hj ela morreu com 1 ovo no ninho...eu acredito q ela queria muito ser mãe + nenhum dos ovos estavam galados pelo macho,gostaria de saber a possível causa da morte,um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Por favor já separei minha fêmea faz uns dois meses tirei o ninho e tudo, e ela não para de colocar ovos, e ela não dorme no ninho ela dorme no fundo da gaiola como se estivesse chocando, só que a minha gaiola é vazada em baixo então ela não tem contato com os avos que ela coloca. O que eu faço me ajudem !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dabid, com femeas assim nao tem o que fazer. apenas retire os ovos quando ela colocar. e se der, tire a grade do fundo da gaiola por um tempo. é preferivel que ela durma no jornal que na grade, pois pode machucar os pes

      Excluir
  10. ola podia eu tou a pensar criar meus canarios ke ainda não saíram do ovo há mao e gostava que me dissesse quantas em cuantas horas devo lhes dar a papinha, obrigado

    ResponderExcluir
  11. ola eu estou a pensar criar meus canarios que ainda não saíram do ovo há mao e gostava saber quantas em quantas horas devo lhes dar a papinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI! naio tire eles dos pais. você pode deixar os pais cuidando deles e todos os dias, de 2h em 2h retirar eles do ninho e olhar se eles estão com o papo cheio ou vazio. se eles estiverem sem comida no papo, voce alimenta na mao... mas nunca coloque muita comida para eles! o papo não pode encher muito.

      se eles estiverem sendo alimentados direitinho pelos pais, você pode 2x por dia dar uma gotinha de papinha para eles. mesmo que você não alimente na mao, se pegar eles varias vezes por dia eles acostumam com você e ficam bem mansos.

      eles precisam dos pais para aquecer, dar água e ensinar eles a serem passaros. mesmo assim eles vao ficar mansos

      Excluir
  12. Minha canaria esta botando mas nao fica com o macho ela so bate no macho ..o que fazer

    ResponderExcluir
  13. oi boa tarde ovos da cannaria e normal pequeno de ele fica maior

    ResponderExcluir
  14. oi casssiano ovo da canaria ela bota pequeno depois ele fica maior

    ResponderExcluir
  15. minha canaria cruza,bota ovos mais não sai filhotes,o que fazer nesses casos

    ResponderExcluir
  16. Bom dia...Minha canário botou 4 ovos o primeiro dia 29 e assim um por dia hoje encontrei o macho morto... O que devo fazer??? Esperar ela se virar sozinha ou colocar outro macho....???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luciano o que vc fez?
      desculpe a demora, mas só vi seu comentario hoje =////
      o ideal era nao colocar outro macho ainda e deixar ela sozinha com os ovos. mas com o estresse de perder o macho é normal ela abandonar os ovos ou jogar eles pra fora do ninho. ela chocou?

      Excluir
  17. Incrível na manhã seguinte ao meu post ela colocou mais um ovo.... E acredite ela está chocando... Creio eu que entre o dia 15 ao 18 se deu tudo certo... Vão eclodir... E está sozinha... Só não sei se dará conta de cuidar de todos.... Fui em um pet e me disseram que ela se vira.... Mesmo assim comprei papinha seringa e estamos com esperanças... Torço para que vingue todos... Mesmo sabendo que as chances são pequenas.... Obrigado.... O macho estava doente e não percebi....

    ResponderExcluir
  18. Olá, gostaria de saber se eh normal meu canario chocar od ovos sozinho, pois a femea ainda esta pondo e o macho so vive no ninho. Gostaria de saber tambem qual o intervalo de tempo para a proxima postura. Grato.

    ResponderExcluir
  19. boa tarde
    ganhei um canario macho e depois de uns 40 dia compre uma femea pra ele coloquei os dois na gaiola dia 18/08 no dia 19/08 ela botou 1 ovo ela ficou botando ovo ate dia 24/08 e o macho galo ela todos esses dias. deu 6 ovos no total queria saber quantos ovos estar galado ou nao tem ovo galado. outra coisa a femea começou a chocar e o macho fica bicando o rabo dela atrapalhando ela chocar devo tirar o macho ?

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Primeiramente quero parabenizar-lhe pelo blog.

    Minha dúvida é: tenho uma canária que já pôs diversas vezes e os ovos não eclodem. Ela passa muitos dias chocando e nada. Já troquei o macho por um adulto e pronto para reproduzir, mas até agora nada.
    Gostaria da sua ajuda
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Ola, minha canaria ja botou 5 ovos, so que hoje ela amanheceu no fundo da gaiola e nao sai, alguns me disseram que ela deve ta com ovo virado. Oq e isso? Corro o risco dela morrer? Oq posso fazer pra ela voltar ao normal?

    ResponderExcluir
  22. Oi minha canária botou 5 ovos e agora so fica no fundo da gaiola, algumas pessoas me falou que e ovo virado. Oq devo fazer? E perigoso ela morrer? Oq posso fazer pra ela volta ao normal?

    ResponderExcluir
  23. OLA MINHA CANARIA MORREU CHOCANDO OS OVOS ALGUEM PODE ME AJUDAR DIZENDO O QUE ACONTECEU.

    ResponderExcluir

Postar um comentário