Muda e Muda Encruada

Muda:
Ela ocorre todos os anos e inicia-se após a época de cria. Se o pássaro foi bem alimentado irá mudar suas penas facilmente e não passará de 6 a 8 semanas. 
Durante a muda a ave pode perder boa parte das penas ao mesmo tempo, mantendo, entretanto, uma razoável quantidade para proteger o corpo e voar.

O processo varia de acordo com o clima da região. 
Se estiver quente a muda é antecipada e dura pouco tempo, porém, se o clima for fresco ou frio a muda atrasa e pode durar de 6 a 8 semanas.

O banhos de sol (entre 8h e 9h) ajudam muito durante a muda. 
A alimentação também precisa ser balanceada, contendo cálcio (osso de ciba), casca de ovo, vegetais e farinhada. 
Na água você pode colocar algumas gotas de complexo vitamínico que contenha ferro e/ou cálcio.

Nos adultos a muda das penas das asas ocorre simultaneamente o as penas do corpo são completamente trocadas do centro para as extremidades terminando na cabeça da ave. 
E durante o processo os machos param de cantar.



Muda Encruada:

A muda encruada ocorre quando o período de muda passa e seu pássaro continua sem penas.
Um dos fatores que encrua a muda é a deficiência vitamínica da ave, então administre um complexo vitamínico na água ou na ração da ave. Ela ocorre por alimentação errada, correntes de ar e temperatura, sendo que durante a muda deve-se dar a ave Ferro (AvitrinFerro) por no mínimo 10 dias para que ela não venha a encruar.

Caso a muda encrue, uma dica interessante é triturar pedacinhos de carvão (o próprio para churrasco) e colocar no fundo da gaiola. Com alimentação correta, longe das correntes de ar e com vitaminas (especialmente cálcio e ferro) em alguns dias seu pássaro começa a trocar as penas e sai da muda encruada.


AQUI TEM UM VÍDEO ONDE EU MOSTRO UM CANÁRIO COM MUDA ENCRUADA - CARECA


Texto, Fotos e Vídeo: Vivian Roncon

Comentários

  1. Amigo quanto tempo seguido devemos ministrar a vitamina para o passaro, estou dando vita gold e segundo a bula orienta a ministrar por trinta dias isso é o certo.

    ResponderExcluir
  2. sim, a gente sempre deve olhar a informação da bula, já que cada medicamento é diferente dos outros.
    mas vc tem a opção de dar a vitamina por 15 dias, com a pausa de uma semana e uma segunda dose de 15 dias.

    15 dias de vitamina
    1 semana sem vitamina
    15 dias de vitamina

    vc precisa dar um tempo para a ave sem medicação alguma. a ave precisa ingerir a água pura. e não esqueça que a vitamina não pode ficar varios dias no bebedouro, ela estraga e além de não ter o efeito desejado pode trazer problemas como fungos. troque a agua com vitamina diariamente.

    ResponderExcluir
  3. ola meu canario esta com umas bolinhas no corpo um pouco grandes e parecem espinha queria saber oque é e como faço pra tratar alguem me ajuda ???????????

    ResponderExcluir
  4. eu curei o meu canario com este mesmo problema foi com uma pomada q se chama dolemil comprei numa casa de criador veterinario ate pus no pes do meu canario e otimo

    ResponderExcluir
  5. to com um canario peito seco alguem sabe algum medicamento tem 3 dias q descobri tem cura bicho e fera

    ResponderExcluir
  6. Oi. Tudo bem? Meu canário está com a muda encruada e, não bastasse isso, ele está "soltando" uns pedacinhos de penas. É como se ele tivesse pegado uma tesoura e cortasse as penas em pedacinhos bem pequenos. Eu costumo brincar, dizendo que ele está com caspa.. Eu tenho uma foto, mas acho que não dá para enviar pelos comentários do blog. Tem como vocês disponibilizarem um e-mail para eu enviá-la para vocês poderem dar uma opinião mais concreta? Obrigada pela atenção. Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI fernanda!
      pode enviar para vivikinha@gmail.com
      ainda nao vi, mas parece se tratar de piolhos mastigadores ou ácaros mesmo. alguns parasitas destroem as penas e caem estes "farelos" que vc está dizendo.
      mas manda a foto que eu analiso melhor!

      Excluir
  7. Oi, Vivian! Obrigada pela resposta! Já te enviei um e-mail com a foto. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi VIVI meu canário esta fazendo um barulho estranho parecendo q esta engasgado com alguma coisa...o q eu posso fazer p/ ele fica melhor.
    desde ja agradeço a Rep.

    ResponderExcluir
  9. Olá, minha canarinha está com a cabeça toda sem penas, apenas algumas bem fininhas, ja se passaram 2 meses.
    Ministrei SBP, vermífugo e não resolveram; se puder me ajudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a muda dela encruou. veja nas aviculturas ai perto da sua casa se alguma tem outro remedio para muda encruada. femeas que ficam muito tempo sem dar intervalo entre uma postura e outra costumam apresentar esse sintoma tambem.

      páre de dar farinhada esses dias, dê couve, veja se consegue algum remedio para muda e tende dar um descanso para ela. se ela estiver em uma gaiola com varios passaros era bom separar umas 2 semanas e depois juntar

      Excluir
  10. Outro problema que estou enfrentando, meu canário (macho) que estava com a fêmea chocando, começou a ficar quietinho no poleiro, diminuiu a alimentação e as fezes, hj amanheceu num canto da gaiola com a respiração ofegante e olhos felchados, isolei-o e ministrei Avitrim antibiótico, depois de 1 hora ele caiu de lado e continua respirando com muita dificuldade, provavelmente vai a óbito. Não apresentou diarreia nem rouquidão, nem coriza em cloaca suja. Se ja teve alguma experiência com o quadro, gostaria de uma opinião. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luis, isso costuma acontecer com canarios velhos.
      ele nasceu na sua casa ou vc comprou ele ? será que ele pode ter mais de 4 anos?
      geralmente os canarios morrem assim mesmo... e voce fez a coisa certa. infelizmente, pelo quadro dele ele deve mesmo morrer, se é que já nao morreu =/
      uma pena.

      Excluir
  11. Legal as dicas Vivian, tenho uma canária e uma fêmea de Coleiro que está com o pescoço pelado, a femea de coleiro ja adquiri assim. Vou ministrar as dicas e ve se da certo!

    ResponderExcluir
  12. mi canario esta cambiando plumas pero aun no le salen en la cabeza...

    ResponderExcluir
  13. O meu canário belga está demorando muito com a muda de pena e hoje resolvi comprar vitagold e avitrin ferro coloquei 3 gotas de vitagold na água e 5 gotas de avitrin ferro nas sementes isso seguindo a bula dos medicamentos será que devo diminuir as dosagens? Será que posso ministrar os dois como estou fazendo? Por favor preciso de orientação melhores não quero prejudicar meu pássaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi adriana! aqui é a vivian
      eu nunca pinguei o avitrin ferro nas sementes, sempre pinguei na agua... mas de qualquer forma, dá uma semana de um e uma semana do outro. é melhor nao dar os dois ao mesmo tempo pq muito remedio e muita vitamina podem intoxicar o passaro.

      dá uma semana só de vita gold, espera dois dias sem remedio, ai dá uma semana só de ferro... espera dois dias e se ainda precisar começa de novo a dar o vitagold

      Excluir
  14. Estou com um curio que o pescoço dele esta pelado e nasce penas o que eu faço

    ResponderExcluir
  15. Hidro vit auxilia na muda encruada?

    ResponderExcluir
  16. Hidro vit auxilia na muda encruada?

    ResponderExcluir
  17. Ola, meu canário não ficou careca. Mais teve queda de pena, normal como qualquer pássaro na muda. Acontece q ele está na muda a mais de 3 meses. O pássaro pode ter muda encruada mesmo com pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi dri! sim. a muda encruada nao é quando o passari fica sem penas, mas quando a troca de plumagem fica desorganizada e demorada. pare de dar farinhada ou ovo por um tempo

      Excluir
  18. To com um canário q ta com umas bolotas branca nas penas branca q ele coça mt hoje vi q ele nao sobia mas no puleiro, quando peguei ele o bico dele estava cheio de pena de ficar coçando e não tava conseguindo abrir o bico dei agua pra ele e ele reagiu melhor agora vou dar uma papinha ele ta MT tempo na muda, oq devo fazer éo q deve ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paloma, o problema dele nao é a muda. bolinhas nas penas podem ser acaros ou piolhos. por isso ele coça tanto! coloca umas 3 gotas de vinagre em uma tigelinhas de agua... se ele nao estiver forte o suficiente para tomar banho voce lava ele. o vinagre mata piolhos.

      dê uma olhada nos poleiros da gaiola dele tb. se forem de madeira os piolhos podem fazer ninho nas frestas. o ideal é retirar os poleiros e lavar com alcool ou agua com vinagre e depois devolver para a gaiola.

      Excluir
  19. olá meu canario esta com a pena encruada e nao sei o que dar... vc pode me ajuda? bj lazaro

    ResponderExcluir
  20. OLÁ VIVIAN, POR FAVOR ME EXPLIQUE A RELAÇÃO ENTRE O CARVÃO TRITURADO E A MUDA ENCRUADA. TENHO UMA FÊMEA QUE NÃO NASCE PENAS AO REDOR DO PESCOÇO E EM PARTE DA PARTE DE TRÁS DA CABEÇA. JÁ DEI DE TUDO E NADA ADIANTOU E AGORA VI SUA POSTAGEM SOBRE O CARVÃO. OBRIGADO E SUCESSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. elton, não sei a explicaçao cientifica nem o que o carvao faz exatamente, mas se deixar ele no fundo na gaiola ajuda sim na muda das penas. mas o melhor remedio é a paciencia. eu estava com uma femea completamente careca há uns 3 meses. só com suplemento vitaminico consegui recuperar ela. agora a cabeça está toda com as penas! vou por fotos dela aqui. é a mesma canaria do vídeo no final dessa postagem!

      Excluir
  21. stou com um canário branco que ele faz a muda so que em seguida ele entra na muda novamente, ou seja ele nunca sai disso, ja coloquei pra ele avitrin muda, e avitrin plumas mas não deu certo, vou ver se essa dica resolve o problema dele

    ResponderExcluir
  22. Olá Vivian
    Tenho um canário branco que de julho para agosto trocou de pena completamente e até voltou a cantar. Mas agora começou a trocar de penas novamente.
    Qual medicamento seria melhor: o avitrin complexo vitamínico, o avitrin ferro ou avitrin mudas.
    Todos esses medicamentos tem quase a mesma fórmula.
    Cada criador tem uma opinião.
    Qual você acha melhor?

    Grato

    ResponderExcluir

Postar um comentário