Fungo das Unhas

O Fungo de unha é relacionado às condições climáticas em que a ave vive, principalmente à umidade do ar. Nas cidades próximas a rios e mares a doença aparece com maior frequência, como em Belém do Pará (umidade relativa do ar de 95%), onde 70% dos canários possuem algum tipo de micose ou fungo nas patas.
Quando a superpopulação nos criadouros é grande o fungo aparece com maior facilidade e é capaz de destruir um plantel, acabando com as melhores aves do criador. Acredito que a doença seja transmitida através do contato (até mesmo da mãe para os filhotes no ninho) e na água do banho comunitário.
É uma doença muito séria que chega a deixar o criador frustrado de tentar tantos tratamentos e não ver resultados. Tive uma fêmea que me dava cerca de 20 filhotes por ano, ela adquiriu o fungo de unha e logo no início comecei o tramento. Ela nunca ficou boa, mas consegui paralisar a doença ela viveu por mais 2 anos com o fungo até que por uma infecção secundária (e o excesso de medicamentos) ela não sobreviveu.

Sintomas:
Para os criadores sem muita experiência a doença é de difícil reconhecimento nas suas faces iniciais, já que o pássaro só levanta a pata doente quando a unha geralmente está irremediavelmente perdida. O início, por vezes é caracterizado por lesões brancas ou amarelas ou engrossamento da ponta do dedo comprometido, fatos comuns a doenças das patas dos canários. Geralmente o que caracteriza o quadro é a presença de uma lesão verrugosa que se inicia dentro da matriz da unha e, em poucos dias, recobre toda a unha. Neste estágio a unha já está morta e não observa-se o filete sanguineo que a nutre. Em alguns casos, pode haver contaminação secundária, dificultando ainda mais a cura da ave, que pode não sobreviver.




Tratamento:

Nas fases iniciais dadoença, a pomada Quadriderm mostra algum efeito. Ela melhora a pele das patas, retirando escamas ou pequenas lesões. Porém, quando a lesão verrucosa recobre a unha do canário, geralmente não há mais tratamento eficaz que recupere o dedo.

Se a pata apresentar sangramento ou machucado aberto, o Quadriderm não deve ser utilizado ainda. Você pode espirrar rifocina ou algum outro antiflamatório local, bem como mergulhar os dedos afetados em tintura de iodo e deixar secar. Quando o machucado estiver seco, ai sim você pode utilizar os cremes. (eu gosto de passar a tintura de iodo e quando esta seca eu coloco o quadriderm. )

Os cremes e pomadas a base de imodazólicos são pouco eficientes, pois não alcançam os fungos que estão localizados na matriz da unha. Os que alcançam melhores resultados são a base de oxiconazol (oceral) e bifonazol (mycospor). Os esmaltes para uso humano também apresentam eficácia reduzida, embora alguns criadores afirmem ter conseguido salvar aves com o uso deste. O tratamento que apresenta melhores resultados, embora cause espanto, é a imersão da pata afetada em ácido sulfúrico a 50% por 20 ou 30 segundos, seguido a lavagem de água corrente. Este procedimento não traz o aspecto normal da unha, mas impede a evolução da verruga.

Nas onicomicoses humanas, várias drogas usadas por via oral são eficazes no tratamento da doença como os imidazólicos (cetaconazol, flucanazol e itraconazol), a griseofulvina e a terbinafina quando usados por meses. Nos canários, torna-se difícil determinar corretamente as dosagens e o tempo de uso destes medicamentos.


Eu obtive resultados bons ministrando 3 gotas de Bactrin ao bebedouro. Trata-se de um medicamento para uso pediátrico e age como desinflamatório.


AQUI TEM UM VÍDEO MOSTRANDO COMO FAZER A MANUTENÇÃO NA PATA DE SEUS CANÁRIOS!

Comentários

  1. Caro Amigo,
    por quanto tempo usou o bactrin nas aves.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. o bactrim pode ser usado por 1 semana. vc observa se houve melhoras, espera 1 semana sem medicação alguma e se precisar, repete o bactrim por mais uma semana.

    é importante dar um espaço entre a medicação para que o fígado da ave não tenha problemas. muito remedio pode matar a ave. é um trabalho lento e chato... mas aos poucos vc consegue ajudar a ave.

    ResponderExcluir
  3. eu tenho uma fêmea de canário que esta com uma das perninhas com uma inflamação procurei em uma dessas lojas que vendem medicamentos para aves e outros animais e o cara me recomendou Avitrin para eu dar para fazer o tratamento ela já perdeu o dedinho eu preciso de ajuda por favor pois eu não posso souta la pois ela não era minha a antiga dona soutou a para que ela morresse e eu a acolhi mesmo não gostando de ver ela presa mas ela seria presa fácil fora da gaiola por isso eu peço a ajuda de um veterinário ou alguém que saiba me dizer o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que aconteceu com a sua canária? desculpe, mas eu não pude responder antes! só fui ver o comentário agora =\

      você deve colocar todos os dias água para que a ave tome banho e pode usar o quadriderm creme todos os dias quando a ave já estiver seca. se estiver machucado e sangrando pode espirrar rifoccina e só coloque o quadriderm quando a rifoccina secar.

      Excluir
  4. Periquito Machucado
    Meu Periquito, amanheceu com uma das patas inchadas e vermelhas com um pouquinho de sangue, passei um pouco de soro, mais não adiantou hoje(2º dia) esta do mesmo jeito e ele só fica em pé com a pata boa, e a machucada ele deixa escondida, alguem já passou por essa situação? oq faço? me ajudem!!!!!!!!!! Luci.nha.s2@hotmail me envia por e-mail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no teu caso ele deve ter se machucado na gaiola =\\\\
      você pode espirrar rifoccina e esperar secar, quando o machucado estiver melhor você dá uma olhada se tem alguma casca o uverruga na patinha dele! se não tiver é só usar a rifoccina mesmo. se tiver tem que usar o quadriderm.

      Excluir
    2. Olá, obrigado por retornar, eu estava usando ( Há 4 dias ) Dolemil a noite, sendo que no 2 dia, caiu boa parte( seca) restando ainda um pouco !

      No aguardo

      Grato
      Paulo

      Excluir
  5. Meu canário ja caiu a unha e continua com uma bolinha inflamada e so fica com a perninha levantada...ja usei oceral no pezinho e nistatina no bebedouro...mas nada sara...to pensando em usar o acido sulfurico a 50%...mas estou com receio de corroer a perninha dele...quantas vezes devo repetir o processo...gostaria mais informçoes a respeito desse metodo...obrigado

    ResponderExcluir
  6. Ola Vivian tenho problema de fungos com meu canario e li sua recomendacao de uso de pomada antibiotica alternando as semanas porem tenho uma pequena duvida? uma unica alpicacao diaria e suficiente? aguardo sua resposta. parabens pelo blog um grande abraco de Marcelo Carvalho de Belo Horizonte MG 02 de julho 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os tratamentos preventivos com pomadas deve ser bem curto em geral uma semana...nos casos mais graves usar a pomada em dias alternados dia sim, dia nao,por ate duas semanas!

      Excluir
  7. Bom dia,
    Meu canário está com a ponta do dedo do meio de uma pata inchado, a unha não caiu.
    Notei que algo estava errado porque ele está ficando muito em uma pata só aí reparei que a ponta do dedo está inchada.
    O que posso dar a ele para melhorar logo. Se for indicado um creme, como proceder na aplicação, pego o canário na mão? Isso não o assusta muito?
    Grato e parabéns pelo blog.
    José Bittencourt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi jose!
      nao é sempre que a unha cai. ele pode perder a ponta do dedo, perder a unha, ficar com o dedo "cabeçudo" ou apenas muito vermelho.
      o importante é que se a ave está levantando a patinha é porque está incomodando. vc deve comprar um creme em farmacia comum chamado quadriderm. pode ser o generico dele. eu uso o quadrilon mas existem com outros nomes... é só pedir o generico que custa uns 14 reais e vai durar muito tempo.

      voce deve retirar o canario da gaiola, segure-o com a mao esquerda no formato de concha e deixe ele com a barriga e patinhas à mostra, para cima.

      com o dedo da mao direita voce deve passar o creme nos pés e patas do canario (onde nao tiver penas). pode passar bastante. faça com cuidado para nao machucar os dedos da ave e pode deixar uma "bolinha" de creme no lugar inchado. depois vc solta a ave na gaiola. nao tem problemas se ele bicar o creme.

      vc deve passar direto nos pés dele, lembre-se de sempre passar nos dois!
      e pode também deixar uma camada de creme nos poleiros da gaiola para que ele fique pulando em cima do remédio.

      Excluir
    2. oii meu canario tem algo estranho a maior parte do tempo ele parece que fica sentad no puleiro... ele se leanta tambem mas acho estranho ele ficar meio que sentado ...
      vc sabe o que pode ser?
      abraço Èder Campos

      Excluir
  8. Meu canário ficava numa gaiola com uma femêa, ás vezes qdo olhava para a gaiola ele estava com uma das perninhas levantada, mas não tinha nenhuma marca na unha. ele morreu ontem. O que devo fazer para proteger a femea que estava com ele na mesma gaiola?

    Aguardo orientação.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Rapaz vc acredita que que tratei o meu com Dolemil, pois quando percebi a doença, foi quando meu canario estava sem a unha, entao fui orientado usar Dolemil, 2 semana 2x ao dia. não e que melhorou, a unha cresceu novamente, ficou um toquinho e eles esta de bem.

    o que vc me diz da Dolemil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapaz, que sorte heim? vou te dizer que já vi muitos sararem, mas é o primeiro que eu vejo recuperar a unha! vou até acresecentar a dica do dolemil na postagem para tentar ajudar outras aves.
      no caso, o seu deve ter tido sarna... dolemil é uma pomada para sarna.
      otima dica! que bom que deu certo

      Excluir
  10. Rapaz meu nome é wheslley tenho um canário ñ vejo nenhum ferimento na perna dele ja passei pomada mas ele fica direto com a perna levantada e fica meio triste mas continua cantando mto oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é normal acontecer isso. ou o poleiro está deixando o pezinho dele dolorido ou ele está criando crostas da idade (mesmo que vc nao veja um machucado)

      tem tres coisas a fazer:
      1 - veja se os poleiros são proprios para canarios. poleiros mais largos ou mais finos machucando a planta dos pés das aves.
      2 - pode colocar água para banho todos os dias.
      3 - pode comprar o quadriderm, ou quadrilon, e passar 1 vez por dia por uma semana. pode passar a pomada inclusive nos poleiros, deixando uma camadinha onde o canario pisa.

      Excluir
    2. é um canário novo tem mas ou menos 8 meses. o poleiro coloquei de acordo com ele e apropriado para canário. e tbm passei a quadriderm nos pés dele. tem algum método para fazer canárias ficarem prontas mas rápido.

      Excluir
    3. para incentivar a reprodução tem que oferecer couve e ovo cozido

      Excluir
  11. Oi Vivian, a unha do meu canário caiu e na hora sangrou muito, você pode me indicar algum medicamento para a melhoria? Te agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi dinho, desculpe a demora!
      para cicatrizar nao precisa de nada. se deixar sozinho logo o sangue seca e o canario fica bem, só se nao cicatrizar vc pode espirrar rifocina ou mertiolate!

      depois que a ferida estiver fechada vc pode começar a passar o quadriderm - quadrilon que ele vai ajudar a pata a se recuperar e as vezes ele faz a unha voltar a crescer

      Excluir
    2. Olá, obrigado por retornar, eu estava usando ( Há 4 dias ) Dolemil a noite, sendo que no 2 dia, caiu boa parte( seca) restando ainda um pouco ! Vivian continuo a passar Dolemil ou começo com a Quadriderme, pois ficou um machucadinho sabe tipo um calinho ou verruga, esta vermelha parece que está secando ! No aguardo !



      Grato
      Paulo

      Excluir
  12. Olá, comprei um canário no dia 29/01 e a cerca de 15 dias percebi que estava com especie de verruga em uma das patas, tanto que até estourou, procurei a loja esta se isentou disse-me que só podia me dar apoio ou até trocar( n~]ao é o meu objetivo) em até 15 dias da compra, eu ainda falei que por lei do consumidor são 90 dias, mais não me deram atenção. Gostaria de saber se posso passar algum medicamento, eu só passei mertiolate, eu tenho rifamicina se puder passar ! Fico no aguardo e agradeço desde já . Paulo

    ResponderExcluir
  13. Olá, comprei um canário no dia 29/01 e a cerca de 15 dias percebi que estava com especie de verruga em uma das patas, tanto que até estourou, procurei a loja esta se isentou disse-me que só podia me dar apoio ou até trocar( n~]ao é o meu objetivo) em até 15 dias da compra, eu ainda falei que por lei do consumidor são 90 dias, mais não me deram atenção. Gostaria de saber se posso passar algum medicamento, eu só passei mertiolate, eu tenho rifamicina se puder passar ! Fico no aguardo e agradeço desde já . Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paulo, aqui é a vivian!
      pode usar o quadrilon, essa pomada que eu usei no vídeo da postagem! ela é vendida em farmacia comum e é barata. use ela dia sim dia não até melhorar! pode passar mertiolate se estiver sangrando, nesse caso passa o mertilate, assopra até secar e depois passar o quadrilon (generico do quadriderm)

      Excluir
    2. Olá, obrigado por retornar, eu estava usando ( Há 4 dias ) Dolemil a noite, sendo que no 2 dia, caiu boa parte( seca) restando ainda um pouco !

      No aguardo

      Grato
      Paulo

      Excluir
  14. Vivian,
    Olá, obrigado por retornar, eu estava usando ( Há 4 dias ) Dolemil a noite, sendo que no 2 dia, caiu boa parte( seca) restando ainda um pouco ! Continuo com esta Dolemil ou passo para a Quadriderme ?

    No aguardo

    Grato
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! ja que o dolemil está dando resultado, continua com ele até achar que já ficou bom. ai vc começa a usar o quadriderm de vez em quando, só como manutençao

      Excluir
  15. Vivian gostaria de saber se for bactrin suspensão qual a dosagem a dar para canários para probelams de fungos nas patas
    aguardo o seu retorno
    obrigado
    Leonel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! 1 gota de bactrim para cada 100ml de água
      dê ele sempre por 4 dias. se precisar repetir espere alguns dias como descanso pra ave e dê mais 4 dias de bactrim

      Excluir

Postar um comentário