Canário Vermelho e a Cantaxantina




Os canários com fator vermelho não devem ser expostos ao sol para não perder a uniformidade da pigmentação,

Os canários que possuem o fator vermelho no sangue são parentes (distantes) do pintassilgo da venezuela, uma ave que por natureza é vermelha e preto. A cor vermelha não existe no canário silvestre, sendo obtida no canário doméstico a partir do cruzamento híbrido entre o macho do Cardinalito da Venezuela e a fêmea do canário.

O Cardinalito tem na sua herança genética o gene vermelho que lhe permite receber o carotenóide vermelho (cantaxantina), contido em determinados vegetais.

Esta operação decorre principalmente no fígado, motivo porque só os pássaros saudáveis devem adquirir a cor vermelha uniforme.

Como estamos a falar de um carotenóide, a sua assimilação só terá interesse durante o período da muda da pena, quando a cor vermelha do canário desaparece.

Para esses canários você pode oferecer Cantaxantina que é um produto natural. Ele intensifica o vermelho do pássaro e dá uma cor mais uniforme.

Você pode oferecer à fêmea que está alimentando os filhotes e dessa forma realçar o vermelho dos bebês que estão se desenvolvendo. Existem diversos produtos com cantaxantina no mercado, mas é importante lembrar que APENAS CANÁRIOS COM FATOR VERMELHO devem consumi-lo. Caso contrário você pode estragar a cor dos outros canários.

Os criadores que possuem diferentes cores de canário costumam deixar as gaiolas com cantaxantina sempre abaixo das demais, pois um pouco dela que caia em outra gaiola pode ser suficiente para alterar as cores das matrizes.

Os canários deste fator dividem-se em 2 grupos, vermelho e alaranjado, que por sua vez também se dividem em outros 2 grupos, os de fundo claro (Lipocrómicos) e fundo escuro (Melânicos).

Dê uma olhada também no post de alimentos complementares.







Além da cataxantina em pó na ração e da ausência do banho de sol, os canários vermelhos devem ingerir pimentão vermelho COM SEMENTES. 


O pimentão vermelho possui um componente que ajuda a realçar a cor dos canários que possuem o fator vermelho. Este componente está ainda mais forte nas sementes do pimentão que, ao contrário das outras sementes, não é tóxica para aves.

Para melhorar a intensidade do fator vermelho deve-se adicionar à farinhada um pouco de cenoura ralada na proporção de 50 gramas para 200 gramas de farinhada!

Comentários

  1. valeu me ajudou bastante e tambem dou beterraba para meus canarios pois acho que ajuda a manteter as cores vermelhas

    ResponderExcluir
  2. Essa é para quem cria canário Belga com fator vermelho!!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. ela deve ser adicionada na farinhada que você colocar para os canarios. depois de 3 dias na gaiola você joga fora. nao deve adicionar na farinhada toda porque realmente ela mofa. vou acrescentar isso na postagem para que outros nao tenham a sua duvida

      Excluir
  4. Muito bom, obrigado pelas informações !
    Será que banhar o canário, colocando um pouco de cantaxantina na água de banho, também ajuda para intensificar a coloração das penas. Ou será que a gordura que retem a água das penas interfira ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário